sábado, 31 de maio de 2008

Glossário Ilustrado MMA-Brasil.com

Cansado de procurar explicação para diversos termos usados nos esportes de combate em geral? Sua busca termina aqui! O Glossário Ilustrado MMA-Brasil.com traz o significado de centenas de expressões usadas no mundo do MMA, boxe e demais esportes de combate. As fotos ajudam no entendimento das expressões. Basta clicar numa delas para vê-la em tamanho maior.

Quer ajudar a aprimorar o Glossário Ilustrado MMA-Brasil.com? Deixe um comentário lá embaixo ou mande um e-mail para edicao@mma-brasil.com. Teremos um prazer imenso em receber sua colaboração.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

[A]

AMB: Associação Mundial de Boxe, entidade que promove lutas e ranking mundial de boxe profissional.

Americana: ver chave de ombro

Árbitro: profissional responsável por mediar o combate, com autoridade para tomar decisões sobre a disputa, garantindo que as regras sejam cumpridas. Tem tambem o papel de preservar a integridade física dos lutadores. Não confundir com juiz.

Armbar: ver chave de braço

Arm-lock: ver chave de braço

Assalto: divisão de uma luta em espaços de tempo de igual duração. O número de assaltos numa luta pode variar entre 3 (MMA amador e MMA profissional sem disputa de título), 4 (boxe amador), 5 (MMA com disputa de cinturão), 6 (boxe profissional para lutadores com menos de cinco lutas no cartel), 8 (boxe profissional), 10 (boxe profissional sem disputa de cinturão) e 12 (boxe profissional com disputa de cinturão). Os assaltos do boxe duram 2 minutos (amador) e 3 minutos (profissional), com um minuto de intervalo entre cada assalto. No MMA os assaltos duram normalmente 5 minutos, com um de intervalo. Variações podem ocorrer de acordo com a organização do evento.

[B]

Baiana: queda em que o atleta abraça as duas pernas do adversário. Depois de abraçá-las, o atleta pode fazer com que o adversário perca o equilíbrio empurrando as pernas para o lado, levantando, empurrando o corpo do adversário ou uma combinação destes vetores.

Base invertida: situação em que o lutador inverte sua base com o intuito de confundir o adversário. Se for destro, passa para a base de canhoto (pé e punho direitos à frente); se for canhoto, passa para a base de destro (pé e punho esquerdos à frente). Esta mudança também é conhecida por Fitzsimmon's Shift ou somente Fitzsimmons, em homenagem ao seu inventor, o grande Bob Fitzsimmons, pugilista britânico que foi o primeiro campeão mundial em três categorias diferentes (médio, pesado e meio-pesado, nesta ordem) entre o fim do século XIX e o início do XX.

"Bater": gíria que significa desistir de uma luta quando se entende por demasiado o dano físico prestes a ser imposto. A maneira mais comum de fazê-lo é bater três vezes com a palma da mão no chão ou no corpo do adversário. Porém, o atleta também pode demonstrar que desistiu da luta batendo com o pé no chão ou comunicando a desistência verbalmente ao árbitro.

Boxe: também chamado de pugilismo ou boxe inglês, esporte de combate com foco na "trocação", onde os praticantes utilizam apenas os punhos para defesa e ataque. Nasceu no século XVIII, na Inglaterra, quando os lutadores se enfrentavam sem luvas, sem limite de rounds, sem muitas regras de proteção. Em 1872 entraram em vigor as Regras de Queensberry, que estabeleceram regras para o esporte, implementando o uso de luvas para proteção das mãos, de rounds de três minutos. Apesar disso, historiadores dizem que os gregos antigos, romanos, egípcios e sumérios já praticavam a luta, que fazia parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade desde 688 a.C.

Boxeador: lutador (competidor) de boxe.

Boxe Chinês: arte marcial chinesa de contato que utiliza socos, chutes, joelhadas, projeções e luta de solo, originada a partir do kung fu.

Boxe Francês: ver savate.

Boxe Inglês: ver boxe.

Boxeur: termo em francês que significa boxeador.

Brazilian Jiu-Jitsu: estilo de jiu-jitsu desenvolvido no Brasil pela família Gracie. Os irmãos Carlos e Hélio Gracie aprenderam a arte do jujutsu com o japonês Esai Maeda Koma (Conde Koma), adaptando o estilo para que lutadores fisicamente inferiores pudessem superar adversários maiores e mais fortes, dando bastante ênfase ao uso de alavancas, chaves e estrangulamentos, criando assim uma poderosa ferramenta de autodefesa. Junto com a arte marcial, os Gracie disseminavam um tipo de alimentação natural e filosofia de vida. Atualmente é a forma de jiu-jitsu mais praticada no mundo.

Bruiser: diz-se do lutador de aspecto selvagem e rude, como os boxeadores Sonny Liston e Mike Tyson (jovem) e os lutadores dos primórdios do MMA Kimo Leopoldo e David "Tank" Abbott.

[C]

Cartel: currículo de um lutador, apresentando as lutas realizadas separadas por vitórias, empates, derrotas e no contests. Quando se diz que um lutador tem um cartel de 32-4-1-1, significa que venceu 32 combates, perdeu 4, empatou uma e uma delas terminou em no contest.

Challenger: ver desafiante

Chave americana: ver chave de ombro

Chave de braço: golpe em que o atleta imobiliza um dos braços do adversário e faz pressão sobre o cotovelo na direção contrária ao movimento natural desta articulação. Se o adversário não "bater" e o golpe for finalizado, a chave de braço pode quebrar ossos do braço ou a articulação do cotovelo.

Chave de ombro: classe de golpes em que o atleta exerce pressão sobre o ombro do adversário, na direção contrária ao movimento natural desta articulação. Existem diversos tipos de chaves de ombro, porém os mais comuns no MMA são: [1] Americana (ude-garami ou keylock), é aplicada quando o atleta segura o punho do adversário contra o chão, sendo que a palma da mão do adversário fica virada para cima. Com a outra mão o atleta segura seu próprio punho, passando este segundo braço sob o braço comprometido do adversário. Desta posição o atleta levanta o segundo braço, exercendo pressão sobre o ombro e cotovelo do adversário. [2] Kimura (gyaku ude-garami ou reverse keylock) é uma americana invertida. Este golpe é finalizado com o braço comprometido nas costas do adversário. [3] Omoplata (sankaku-garami) é uma kimura aplicada com as pernas, normalmente da guarda. Para executá-lo, o atleta coloca uma perna na axila do adversário e gira 180 graus, de modo que sua perna se entrelace com o braço do oponente. Conquistada a posição, o atleta controla o corpo do oponente e movimenta seu próprio corpo para frente, exercendo pressão no ombro do adversário. Se o adversário não "bater" e a chave de ombro for finalizada, ela pode romper os ligamentos da articulação do ombro.

Choke: ver estrangulamento

"Cinturar": gíria que significa pegar o adversário pela cintura a partir das costas.

Clinch: posição de luta em pé, válido no MMA (e em diversas artes de base, como wrestling, judô, sambô, sumô, etc.), mas ilegal no boxe. No MMA é muito usado com o intuito de controlar o adversário, aproximando-se dele, segurando-o, diminuindo assim o espaço para um ataque efetivo com socos ou chutes. A partir do clinch muitos lutadores conseguem quedar o adversário. O Muay Thai tem uma técnica de clinch desenvolvida, chamada de Thai clinch. No wrestling é chamado de Tie-up. No judô o clinch é um dos focos primários. No MMA a técnica se desenvolveu a um ponto de se transformar praticamente num estilo de luta, muito utilizado por Randy Couture, por exemplo.

CMB: Conselho Mundial de Boxe, entidade que promove lutas e ranking mundial de boxe profissional.

Coach: ver técnico

Contender: lutador que, por seu cartel e qualidades, é um candidato natural ao posto de desafiante.

Corner (profissional): ver cornermen

Cornermen:
profissionais de diversas especialidades que vão ao ringue com a missão de prestar auxílio a um lutador. No boxe são chamados de seconds (segundos). Podem ser desde o treinador principal (coach), treinador auxiliar, cutman, preparador físico, médico, dentre outros.

Cruzado: da família dos golpes curvos, tão forte quanto o direto, faz um arco na frente do corpo, com o cotovelo a um ângulo de 90º e tem como alvo a parte lateral da cabeça do oponente. Termina com o braço esticado.
Cruzado olímpico: golpe do tipo cruzado, executado com a palma apontada para o chão e o cotovelo na altura do ombro.

Cruzado profissional: golpe do tipo cruzado, executado com a palma apontada para o próprio corpo.

Cutman: cornerman responsável por prevenir e tratar danos físicos a um lutador durante os intervalos entre os rounds.

[D]

Decisão (método): método de finalização de uma luta quando não há um nocaute ou submissão. Neste caso os juizes ficam responsáveis por definir o vencedor, através da pontuação fornecida através dos assaltos. Uma luta definida na decisão pode terminar como Decisão Unânime, Decisão Majoritária, Decisão Dividida ou Empate Majoritário.

Decisão Dividida: quando dois juizes indicam um lutador como vencedor e um terceiro juiz aponta o adversário como vencedor. O atleta escolhido por dois juizes é apontado como vencedor por decisão dividida.

Decisão Majoritária: quando dois juizes indicam um lutador como vencedor e um terceiro juiz aponta empate (sem vencedor). O atleta escolhido por dois juizes é apontado como vencedor por decisão majoritária. Este termo é erradamente confundido com decisão dividida.

Decisão Unânime: quando todos os juizes indicam o mesmo lutador como vencedor do combate, diz-se que este foi o vencedor por decisão unânime.

Desafiante: lutador que enfrenta o campeão de sua categoria no intuito de vencer e tomar para si o título.

Direto: da família dos golpes retos (ou frontais), muito rápido e forte, executado com o punho que está atrás na guarda (direita de um lutador destro, esquerda de um canhoto).

Dojang: ver dojo

Dojo: local de treino das artes marciais japonesas. Literalmente traduzido como "Local de Tao". Chamado também de Dojang (Taekwondo), Sasaran (Pencak Silat), Heya (Sumô).

Double-leg: ver baiana

[E]

Empate Majoritário: tipo de decisão muito rara, ocorre quando dois juizes apontam empate e um terceiro juiz aponta um lutador como vencedor.

Empresário: pessoa que negocia contratos de luta, publicidade e etc. em nome de um atleta.

"Espalhar o frango": gíria que significa o ato de tomar as costas do adversário, encaixar os grampos e abrir a defesa do oponente, deixando o adversário com a barriga no chão.

[F]

FIB: Federação Internacional de Boxe, entidade que promove lutas e ranking mundial de boxe profissional.

Fitzsimmon's Shift ou Fitzsimmon: ver base invertida.

Flying Knee: ver joelhada voadora.

[G]

Gancho: da família dos golpes curvos, bastante semelhante ao cruzado, com a diferença que é executado em curta distância e contornando a guarda do adversário. Erradamente confundido com upper.
GNP ou GnP ou G'N'P: ver ground and pound

Gogoplata: tipo de estrangulamento em que o atleta coloca a parte superior de seu pé sobre a traquéia do adversário e usa os dois braços para puxar a cabeça do oponente, aumentando a pressão sobre o pescoço do adversário. Se o oponente não "bater" e o golpe for finalizado, o gogoplata pode fazer o adversário perder a consciência ou até mesmo levá-lo ao óbito.

Golpe baixo: golpe aplicado na região pubiana. É proibido em todos os estilos de luta que compõem o MMA e causa punição, desde perda de ponto até desclassificação por reincidência.

Ground and pound ou ground'n'pound: tática de luta de chão criada e introduzida no MMA pelo wrestler americano Mark Coleman, visa quedar o adversário, obter uma posição dominante e atingi-lo predominantemente com socos e cotoveladas. Hoje é uma parte essencial do estilo MMA.

Guarda: [1] No jiu-jitsu, posição em que o atleta mantém o adversário entre suas pernas ou tenta controlá-lo com as mesmas. Diz-se: "O adversário está na guarda do atleta" ou "O atleta está lutando da guarda". [2] No boxe, guarda é a posição inicial, de onde se iniciam todos os golpes. Na guarda os pés ficam afastados, com o pé referente à mão mais fraca (que aplica o jab) mais adiantado. As pernas ficam levemente flexionadas. Os punhos, sempre fechados, seguem a mesma ordem dos pés: o que aplica o jab fica mais à frente daquele que aplica o direto. Esta mão de trás protege o queixo. Sempre que um movimento for executado, o lutador deve voltar para a posição da guarda.

Grappling: qualquer estilo de luta de agarramento, seja em pé ou no chão.

[H]

Hélio Gracie: lendário brasileiro, falecido em 2009, que desenvolveu um estilo peculiar do jujutsu japonês, atualmente largamente conhecido como Brazilian Jiu-Jitsu. O MMA_Brasil.com está na luta para que todas as academias onde se praticam jiu-jitsu no Brasil estampem uma foto do Mestre, como os dojos de judô fazem com Jigoro Kano.

Heya: ver dojo

Hook: ver gancho

[I]

IBF: International Boxing Federation, ver FIB.

Infighting: luta desenvolvida em curta distância, até mesmo se encostando, sem haver agarramento (para não caracterizar o clinch).

Ippon: método de finalização de uma luta no judô, como o nocaute, quando o lutador consegue um golpe perfeito (derruba o adversário com as costas por completo no tatame), ou aplica dois waza-aris ou o imobiliza por 25 segundos ininterruptos. Significa literalmente "um ponto".

Ippon Seoinage: golpe de mão (Te-waza) desenvolvido no judô, consiste em arremessar o adversário por cima do ombro. O atleta desequilibra o adversário com o quadril, passa o braço por baixo da axila do oponente, prende o braço dele contra o seu tronco e o arremessa sobre o ombro. Também utilizado no wrestling.
[J]

Jab: da família dos golpes retos (ou frontais), rápido e com menor poder de fogo, normalmente utilizado para preparação dos demais golpes ou para medição e manutenção de distância, executado com o punho que está na frente da guarda (esquerda de um lutador destro, direita de um canhoto).
Jigoro Kano: lendário japonês criador do Judô. Ao aprender jujutsu (jiu-jitsu), Kano o reformou e assim criou o judô. Foi também inventor do judogi, o quimono do judô. Atualmente sua imagem é disponibilizada em qualquer dojo em todo o mundo.

Joelhada voadora: golpe aplicado quando o lutador precisa tirar o pé de apoio do chão para acertar o adversário com o joelho. Utilizado largamente no Muay Thai e em outros esportes derivados.

Journeyman: significa quase o oposto de contender, é o lutador experiente, mas com cartel apenas regular, normalmente escalado para "tapar buracos" em cards ou servir de escada para atletas promissores.

Judoca: lutador praticante de judô.

Judogi: quimono dos praticantes de judô.

[K]

Kickboxing: esporte ou forma de combate que é uma junção da técnica de socos do boxe com a técnica de chutes de artes marciais orientais.

Kimura: ver chave de ombro

Knockdown: quando um lutador é derrubado por um golpe de "trocação", mas se levanta antes do prazo regulamentar de nocaute.

Knockout: ver nocaute

KO: ver nocaute

[L]

"Lay-and-pray": gíria pejorativa que significa literalmente "deitar e rezar". Tática de bastante cautela no MMA que visa quedar o adversário e manter uma posição dominante sem tentar golpear o adversário, melhorar a posição ou finalizar a luta para não correr o risco de perder a posição, cair em chaves ou estrangulamentos.

Leg-lock: ver chave de perna

[M]

Manager: ver empresário.

Matchmaker: profissional responsável por escalar as lutas em um evento.

MMA: Mixed Martial Arts, artes marciais mistas. Esporte de combate do tipo full contact que cobre uma diversidade enorme de técnicas de lutas, é uma evolução do que antigamente era conhecido por Vale-tudo. De acordo com a evolução do esporte, o MMA vem se tornando um estilo de luta definido.

[N]

Nocaute: método de finalização de uma luta, ocorre quando um lutador fica impossibilitado por um período especificado de se levantar do chão após um golpe.

Nocaute Técnico: método de finalização de uma luta, ocorre quando o árbitro ou outro elemento da disputa (médico, treinador ou o próprio lutador) interrompe o combate por considerar que um competidor não tem mais condição de continuar. No boxe amador uma luta pode ser declarada nocaute técnico se um lutador estiver 15 pontos na frente do adversário. Alguns regulamentos profissionais também consideram três quedas no mesmo assalto como nocaute técnico.

[O]

Octagon: ver octógono

Octógono: local de disputa das lutas de alguns eventos de MMA, como o UFC e o WEC. Consiste de uma jaula octogonal de 9,5m de diâmetro, onde as cordas são substituídas por grade de 1,67m a 1,72m de altura. O octógono fica suspenso em uma plataforma a 1,2m de altura em relação ao piso do local.

OMB: Organização Mundial de Boxe, entidade que promove lutas e ranking mundial de boxe profissional.

Ortodoxa ou Base ortodoxa: base de lutadores destros, com pé e punho esquerdos à frente. Contrário a southpaw.

[P]

PRIDE: PRIDE Fighting Championship, extinto evento de MMA baseado no Japão, nascido em 1997. Suas lutas eram disputadas em ringues. Por muito tempo foi o principal evento de MMA do mundo, quando contou com audiências que chegavam a 70.000 espectadores. Em 2007 a Zuffa LLC, proprietária do UFC, comprou o PRIDE da Dream Stage Entertainment e o extinguiu.

Promoter ou promotor: pessoa ou empresa que organiza, divulga, produz e vende eventos.

Pro Wrestling: arte de representação baseada no wrestling, onde os praticantes criam um espetáculo de entretenimento simulando um combate desportivo. A organização mais conhecida de Pro Wrestling é a WWE. Alguns campeões do MMA sairam do pro wrestling, como Brock Lesnar.

Pugilismo: ver boxe.

[Q]

Quedar: derrubar o adversário. Manobra normalmente pontuada no MMA.

Quimono: traje utilizado em treinos e competições de diversas artes marciais orientais, consiste de uma calça, uma camisa no formato de paletó e uma faixa que denota o grau de aperfeiçoamento do lutador. Chamado genericamente de keikogi em japonês (keiko = treino, gi = roupa). As principais variações de quimono são o judogi (usado no judô), karategi (karate), aikidogi (aikido) e jujutsugi (jiu-jitsu).

[R]

Referee: ver árbitro

Regras Unificadas do MMA: conjunto de regras estabelecidas pela Comissão Atlética de New Jersey para sancionar o MMA, aproveitando o trabalho iniciado pela Comissão do Estado da Califórnia. Clique aqui e conheça com detalhes as Regras Unificadas do MMA.

Ringue: local de disputa das lutas de boxe e de alguns eventos de MMA, como o Affliction. Consiste em um quadrado que pode variar de 4,88m a 7,22m em cada lado. Nos quatro cantos do ringue são colocados postes de 1,5m de altura que prendem as quatro cordas que envolvem o local e delimitam a área de combate. As cordas ficam a aproximadamente 30cm de distância uma das outras e a 60cm para dentro do espaço da plataforma. Normalmente o ringue fica suspenso em uma plataforma de 0,91m a 1,2m de altura em relação ao piso do local.

Round: ver assalto.

[S]

Sambo: estilo de luta desenvolvido secretamente na antiga União Soviética pelas Forças Especiais do governo, tem raizes no Shuaijiao chinês, Judô e em alguns estilos de Wrestling. O competidor usa luvas (como as de MMA), uma jaqueta (kurtka) com uma faixa, um short da mesma cor e um calçado (sambovki). Foi esporte olímpico de demonstração em Moscou-1980. Significa em russo "autodefesa sem armas" (acrônimo de SAMozashchita Bez Oruzhiya).

Sasaran: ver dojo

Savate: estilo de kickboxing francês que combina elementos de boxe inglês com chutes (apenas usando os pés). É o único estilo de kickboxing que os praticantes usam sapatos (savate em francês significa "sapato velho").

Seconds (segundos): ver cornerman.

Sengoku: evento japonês de MMA produzido pela World Victory Road, criado após a compra do PRIDE pela Zuffa, LLC.. Utiliza a maioria das Regras Unificadas do MMA, com a diferença de permitir joelhadas na cabeça de um oponente caido, mas proibe cotoveladas na cabeça e "tiros de meta".

Single-leg: técnica de queda em que um lutador faz um ataque de pernas e agarra uma das pernas do oponente com as duas mãos, tentando derrubá-lo.

Southpaw: gíria para lutadores canhotos, ou seja, que possuem base canhota, com pé e punho direitos à frente. Contrário à base ortodoxa.

Sparring: modo de treino com um parceiro para simular eventos que podem ocorrer em uma luta.

Sprawl: técnica de defesa do wrestling para impedir tentativas de quedas (normalmente single ou double-legs), consiste em lançar as pernas para trás e bloquear a entrada do oponente com o tronco e braços.

Sprawl-and-brawl: tática de luta em pé onde o lutador evita o combate no chão fazendo uso de sprawls para se defender de quedas e atacando com golpes de trocação.

Stand-up: conjunto de técnicas empregadas a partir da luta em pé, envolvendo elementos de "trocação" e de bloqueio.

Striking: ver "trocação"

Striker: diz-se do lutador especializado na arte da "trocação"

Submissão ou Submission (método): ver finalização.

Submission (estilo) ou Submission Fighting: estilo de luta de agarramento (grappling), é um termo geral de luta onde os praticantes não utlizam quimono. Reúne técnicas de Luta Olímpica, Brazilian Jiu-Jitsu, judô e Sambo, faz uso do clinch e luta no solo, com o objetivo de imobilizar ou finalizar o adversário. Por não usar quimono, as lutas de Submission são mais dinâmicas do que as de jiu-jitsu.

Suplê: movimento de ataque do wrestling, usado quando o lutador levanta seu oponente do chão e, usando parte de seu próprio peso, o arremessa contra o chão, fazendo-o bater com a cabeça ou pescoço. É um golpe de imensa plasticidade e que pode causar grande impacto. Possui diversas variações, como o suplex vertical (largamente aplicado no pro wrestling), superplex (super suplex), suplex slam e suplex invertido, dentre outros. Seu nome é oriundo do termo francês "souplesse" (flexibilidade).

Suplex: ver suplê

[T]

Takedown: ver quedar.

Takedown defense: técnicas empregadas para defesa de quedas.

Technical Knockout: ver nocaute técnico.

Thai clinch: tipo de clinch específico do Muay Thai, quando o lutador se aproxima do oponente e o agarra pela parte de trás do pescoço, normalmente visando abaixar a cabeça do adversário para aplicar joelhadas.

Tie-up: ver clinch

"Tiro de meta": gíria utilizada para descrever o chute que um lutador aplica em um adversário na cabeça, fazendo um movimento semelhante a um goleiro de futebol cobrando um tiro de meta. Este golpe é normalmente proibido em eventos de MMA em octógonos, apenas permitidos em alguns eventos disputados em ringues. As Regras Unificadas do MMA não mais permitem o tiro de meta.

TKO: ver nocaute técnico

Tomoe nage: tradicional técnica de sacrifício frontal (Ma-sutemi-waza), um dos golpes mais plásticos do judô. Consiste em agarrar o adversário pela manga do quimono com uma mão e na lapela com a outra. Ao obter uma pegada firme, o lutador cai com as costas no chão e encaixa um pé no estômago no oponente, a fim de desequilibrá-lo, projetando-o para trás, num rolamento.

Triângulo: estrangulamento em que o atleta coloca o pescoço e um braço do adversário entre suas pernas, posicionando também sua panturrilha sobre a nuca do adversário e o pé desta mesma perna sob o joelho da outra. Se o adversário não "bater" e o golpe for finalizado, o triângulo pode fazer o adversário perder a consciência ou levá-lo ao óbito.

"Trocação": no MMA, tática de luta desenvolvida em pé, baseada em socos, cotoveladas, chutes e joelhadas.

[U]

Uchi mata: um dos golpes originais de arremesso do judô desenvolvido por Jigoro Kano. Ensinado a atletas na faixa laranja, o uchi mata é considerado uma técnica de arremesso de pés (ashi-waza). Por utilizar considerável movimento de quadril, muitos apontam o uchi mata como golpe de quadril. O golpe é aplicado ao desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas com uma mão e no braço com a outra. Com a pegada definida, o lutador gira o corpo, encaixa uma perna entre as pernas do adversário, levanta-a e puxa o oponente com os braços sobre o quadril. É considerado um dos golpes mais plásticos e eficientes do judô.


UFC: Ultimate Fighting Championship, maior entidade que promove eventos de MMA do mundo na atualidade, com combates disputados em octógonos, é baseada nos Estados Unidos. Fundada em 1993 por Art Davie, Rorion Gracie e Robert Meyrowitz. Atualmente é comandado pela Zuffa Entertainment, LLC e presidido pelo americano Dana White.

Undisputed champion: termo usado no boxe profissional que indica um campeão de determinada categoria reconhecido pela maioria dos órgãos sancionadores de lutas. Normalmente dito quando um campeão unifica os títulos, ou seja, vence os cinturões das principais organizações. Um exemplo é Vic Darchinyan, campeão do CMB, AMB e FIB dos supermoscas (em março de 2009). No MMA, Fedor Emelianenko é um undisputed champion, pois possui o cinturão da WAMMA e do PRIDE (em março de 2009).

Upper ou Uppercut: da família dos golpes curvos, é muito veloz, desferido de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente (upper alto) ou a "zona da cintura" (upper baixo). É um golpe de finalização.
[V]

Vale-tudo: antiga denominação para o que hoje conhecemos como MMA, onde lutadores dos mais diversos estilos de luta se enfrentavam para apontar qual arte seria superior às demais.

[W]

Waza-ari: pontuação de uma luta de judô onde um lutador consegue projetar o adversário com as costas no chão ou o imobiliza por um período ininterrupto por 20 segundos. Vale meio ponto; dois waza-ari equivalem a um ippon e encerram a luta.

WBA: World Boxing Association, ver AMB.

WBC: World Boxing Council, ver CMB.

WBO: World Boxing Organization, ver OMB.

Wrestling: ver luta olímpica

WWE: World Wrestling Entertainment, entidade americana que é a principal promotora de espetáculos de pro wrestling do mundo.

[X]

[Y]

Yuko: "pontuação" do judô, dada quando um lutador consegue projetar seu oponente, que cai de lado. Também é anotado quando um lutador imobiliza o adversário por 15 segundos. Não vale ponto algum, ou seja, nenhum combate termina com yuko, mas é utilizado no critério de desempate. Um Waza-ari supera qualquer quantidade de Yuko, enquanto um Yuko supera qualquer quantidade de Koka.

[Z]

Nenhum comentário: