domingo, 29 de junho de 2008

UFC 86 Jackson vs Griffin - 05/07/2008

No próximo sábado, dia 5 de julho, vai rolar em Las Vegas o UFC 86. A luta principal do evento será entre os wrestlers americanos Quinton "Rampage" Jackson e Forrest Griffin, valendo o cinturão da categoria Light Heavyweight. O evento será transmitido ao vivo no Brasil pelo Premiere Combate em pay-per-view.

Jackson é o atual campeão da categoria do UFC. Griffin foi o campeão da primeira edição do
reality show The Ultimate Fighter. Inclusive a última edição do programa tinha como técnicos das duas equipes os próprios Jackson e Griffin.

Rampage vem de duas vitórias no UFC contra grandes lutadores: bateu Dan Henderson (detentor do cinturão do Pride na categoria Middleweight) por pontos em decisão unânime no
UFC 75 Champion vs. Champion e derrotou Chuck Liddel por nocaute técnico no UFC 71 Liddel vs Jackson.

Griffin também venceu um grande oponente em sua última luta pelo UFC: finalizou a estrela brasileira da Chute Boxe Mauricio "Shogun" Rua (campeão do Pride GP 2005), tido como um dos maiores do mundo, no UFC 76 Knockout.

Palpite do Blog: Rampage é favorito, vai pra luta com moral pelas últimas vitórias, mas vou torcer pelo Griffin. Apostaria em uma vitória por pontos.

As outras lutas que irão balançar o Mandalay Bay Events Center (entre parênteses altura, peso e o cartel de cada um divulgado pelo UFC):
  • Patrick "The Predator" Cote (1,80m, 84kg, 13v-4d-0e) vs. Ricardo "Cachorrão" Almeida (1,83m, 84kg, 9v-2d-0e):
O wrestler canadense Cote, integrante da National Wrestling Team of Canada, tem 28 anos, é nocauteador e tem habilidade de finalização. Além do wrestling, Cote treina Boxe e Brazilian Jiu-Jitsu (no qual é faixa roxa). Em sua última luta pelo UFC, venceu Drew McFedries por nocaute técnico a 1:44min do primeiro round, no UFC Fight Night Swick vs Burkman, em 23/01/2008.

O brasileiro Cachorrão, 31 anos, faixa preta segundo dan de Jiu-Jitsu, foi pupilo de Renzo Gracie na Gracie Barra. Obviamente tem como principal virtude a luta no solo. Em sua última aparição no UFC, finalizou Rob Yundt a 1:08min do primeiro round com um tradicional mata-leão (asfixia) no UFC 81 Breaking Point (Sylvia vs Minotauro), no dia 02/02/2008.

Palpite do Blog: se Cachorrão conseguir levar a luta pro chão, tem enormes chances de vencer. Cote é mais completo e é melhor na trocação em pé. Mas, sem ufanismo (que aliás passa longe de mim), acho que vai dar Cachorrão, por finalização.
  • Joe "Daddy" Stevenson (1,70m, 70kg, 33v-8d-0e) vs. Gleison Tibau (1,78m, 70kg, 27v-4d-0e)
O wrestler americano Stevenson, 26 anos, gosta de levar a luta para o chão e tentar a finalização, normalmente por chave de perna ou guilhotina. Além do Wrestling, Stevenson é praticante de Jiu-Jitsu há 13 anos. Na última vez que esteve no octógono do UFC, foi finalizado pelo grande campeão BJ Penn com um mata-leão aos 4:02 do segundo round, no UFC 80 Rapid Fire, em 19/01/2008.

O brasileiro Tibau, 24 anos, é especialista em Jiu-Jitsu. Passou a treinar trocação para variar suas táticas. Em sua última vez no UFC fez uma grande luta, mas foi derrotado por pontos por Tyson Griffin (decisão unânime dos juizes), no UFC 81 Breaking Point, no dia 02/02/2008.

Palpite do Blog: Tibau lutou muito bem contra Griffin, apesar da derrota. Nunca vi Stevenson lutando (pelo menos não lembro). Logo não tenho parâmetro para dar palpite.
  • Josh "Kos" Koscheck (1,78m, 77kg, 13v-2d-0e) vs. Chris "Lights Out" Lytle (1,80m, 77kg, 35v-15d-4e)
Bad Boy da primeira edição do Ultimate Fighter, onde foi campeão dos leves, Kos é um wrtestler com incrível condicionamento físico. Tem no cartel uma derrota por pontos contra o supercampeão Georges St. Pierre. Na sua última atuação no UFC, venceu Dustin Hazelett por nocaute técnico a 1:24min do segundo round, no UFC 82 Pride of a Champion (Silva vs Hendo), em 01/03/2008.

O americano Lytle, 33 anos, é um lutador experiente, já tendo enfrentado nomes como Matt Hughes e Matt Serra. Outro que veio do Ultimate Fighter, onde fez a final da quarta edição justamente contra Serra (derrota por decisão dividida). Na última luta pelo UFC, bateu Kyle Bradley com um nocaute relâmpago com apenas 33 segundos de luta, no UFC 81 Breaking Point.

Palpite do Blog: vitória de Kos sem muita dificuldade.
  • Tyson Griffin (1,68m, 70kg, 11v-1d-0e) vs. Marcus "Maximus" Aurelio (1,78m, 70kg, 14v-5d-0e)
O wrestler americano Tyson Griffin, 24 anos, é um legítimo representante do Submission Ground'n'Pound. Na sua última luta no UFC, teve uma grande atuação ao vencer por pontos (decisão unânime) o brasileiro Gleison Tibau no UFC 81 Breaking Point.

O brasileiro Marcus Aurelio, faixa preta terceiro dan de Jiu-Jitsu, 34 anos, tem como principal resultado uma vitória incrível, que chocou todo mundo, por finalização contra o grande ídolo japonês Takanori Gomi, que chegou a apagar com a finalização. Na época Gomi não tinha adversários no Pride e chegava a cogitar enfrentar o mito Fedor Emelianenko no Pride GP Open Weight. Em sua última luta no UFC, finalizou Ryan Roberts com um arm-lock com incríveis 16 segundos de luta, no UFC Fight Night Kenny Florian vs Joe Lauzon, em 02/04/2008

Palpite do Blog: luta equilibrada, duelo típico do BJJ x Submission Wrestling. Para não ficar em cima do muro, apostaria na vitória do Marcus Aurelio.

As lutas abaixo também fazem parte do Fight Card do evento, porém não serão transmitidas ao vivo. Caso haja tempo durante a transmissão, serão encaixadas em VT:
  • Gabriel "Napao" Gonzaga vs. Justin "The Insane One" McCully
  • Jorge Gurgel vs. Cole "Magrino" Miller
  • Melvin "The Young Assassin" Guillard vs. Dennis Siver
  • Corey "The Real Deal" Hill Vs. Justin Buchholz

Nenhum comentário: