sexta-feira, 24 de outubro de 2008

UFC 90 SILVA vs COTE

Sábado tem UFC 90, direto de Chicago, na Allstate Arena, com transmissão ao vivo por pay-per-view no Premiere Combate. Depois de um card picareta na semana passada, Dana White se redimiu e vai colocar algumas belas lutas para deleite dos fãs, com vários brasileiros em ação.

Nas lutas que não deverão ser transmitidas ao vivo já teremos pelo menos dois combates para chamar atenção: o brasileiro Thales Leites, especialista em luta de chão, vai encarar o americano Drew McFedries, agressivo e especialista no stand up. Acredito que o Thales não terá muita dificuldade em finalizar o adversário.

A outra será entre os brasileiros Hermes França e Marcus Aurélio, que ficou famoso ao finalizar o superstar japonês Takanori Gomi, no Pride. Será uma luta basicamente de chão. Um fato interessante: Marcus Aurélio foi professor de BJJ de Hermes França. Acho que será uma luta sem favoritos, mas acredito que o Maximus fará uso de sua vantagem física (ele é 10cm mais alto). Vitória na decisão.

Já pelo evento principal, já começaremos com Sean Sherk medindo forças contra Tyson Griffin. Sherk é muito forte para a categoria de leves. Ótimo wrestler, tem grande experiência no MMA, já foi campeão e só perdeu para gente grande (Penn, St-Pierre e Hughes). Tyson vem de vitórias sobre brasileiros, mas acho que não será páreo para o Muscle Shark. Acredito numa vitória por nocaute de Sherk.

Logo depois, mais uma luta de brasucas. Fabricio Werdum volta ao octógono para encarar o estreante Junior Cigano, pela categoria de pesados. Werdum tem talento para disputar o cinturão, para mim é um dos 10 melhores pesados do mundo. Não conheço o Cigano, por isso não tenho como avaliá-lo. Sei que treina boxe com o baiano João Dorea, excelente técnico, que já foi treinador do ex-campeão mundial Acelino "Popó" Freitas. Boto fé na imposição da categoria do Werdum e numa vitória por finalização.

Sem tempo para respirar, outra bela luta. Diferente do poster do evento, o brasileiro Thiago Alves não vai mais enfrentar Diego Sanchez, que se contundiu. Para o lugar dele virá o perigosíssimo Josh Koscheck. Parada dura para o Pitbull, já que Kos, vencedor da primeira edição do The Ultimate Fighter, é raçudo e extremamente bem condicionado fisicamente. Aposto em vitória por decisão de Pitbull.

E no Main Event of the Evening (dá-lhe Bruce Buffer!), o supercampeão Anderson "Spider" Silva, para muitos o melhor lutador pound-for-pound do mundo, vai colocar o cinturão dos médios em jogo contra o canadense Patrick "Predator" Cote. O canadense falou que estudou muito o estilo do Spider, que descobriu falhas no jogo dele. O que o Cotê pode fazer? Se sair pra trocação franca, vai ser triturado. Levar o Spider pro chão? Um faixa roxa de BJJ não tem condição de fazê-lo. Se ousar entrar num double-leg vai tomar uma joelhada daquelas. Anderson acabaria com ele também no clinch. Então, qual a saída para Cote? Simples: a porta do octógono, rápido. Prêmio de nocaute da noite para Anderson Silva, em contagem regressiva para a aposentadoria gloriosa em 2009.

Nenhum comentário: