sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UFC 91 COUTURE vs LESNAR

Amanhã teremos a volta de Randy Couture (foto ao lado, à esquerda) ao octógono do Ultimate Fighting Championship. "The Natural" volta para defender seu cinturão contra o superstar do Wrestling americano, Brock Lesnar, depois de mais de um ano parado, por divergências contratuais com Dana White e a Zuffa, que controlam o evento. Randy não luta desde que venceu o brasileiro Gabriel Gonzaga, o Napão, no UFC 74, em 25 de agosto de 2007. O combate será o evento principal do card do UFC 91.

Esta luta está sendo bastante comentada mundo afora. Todos querem saber como Couture está física e tecnicamente depois da inatividade, uma vez que não se trata de um garoto (tem 45 anos). E muitos, a começar por mim, não admitem que um novato com currículo de apenas três lutas no MMA já tenha direito de lutar pelo cinturão. O problema é que, apesar de novato, Lesnar não é bobo. Pra começar, o cidadão é gigante: 1,91m e 120kg de massa bruta, 3cm e 11kg a mais que o campeão. Além disso carrega consigo um histórico de mais de 100 lutas invicto no Wrestling amador e profissional, além de ter sido estrela do WWE.

Por outro lado, Randy é, talvez, o lutador mais bem capacitado taticamente da história do MMA. Sempre é capaz de escolher o melhor plano de luta e adaptar ao adversário. Mestre do clinch, wrestler fantástico e com conhecimento ímpar do octógono, Couture já faz parte do seletíssimo Hall da Fama do UFC, junto com Royce Gracie, Mark Coleman, Dan Severn e Ken Shamrock, que, na minha opinião, denigre a lista.

O que esperar de um combate que será ao mesmo tempo inusitado e perigoso? Inusitado por se tratar do encontro entre o mais experiente do mundo contra o mais (ou um dos mais) inexperiente. Perigoso pelo citado nos parágrafos acima. Muita gente boa aposta que Couture não tem chance. Inclusive Lesnar (foto ao lado, à direita) é o favorito nas casas de apostas. Na minha liga do Fantasy UFC, apostei na vitória por decisão unânime do Natural. Imagino uma luta onde Randy tentará cansar o gigante, rodando pelo octógono e buscando o clinch sempre que possível. Não acredito numa finalização do campeão, pois Lesnar não é mais o trouxa que levou uma chave de perna do Frank Mir, na estréia, pelo UFC 81. Encaixar uma guilhotina ou mata-leão naquele pescoço de tiranossauro deve ser complicado. Por outro lado, também não acredito que Randy seja idiota ao ponto de aceitar a trocação franca com um cidadão daquele tamanho e com uma mão pesadíssima (vejam o que Lesnar fez com Heath Herring, no UFC 87 no final deste post).

Além desta luta, o UFC 91 terá um interessante duelo de leves, entre o ex-campeão Kenny Florian e Joe "Daddy" Stevenson. KenFlo, ex-campeão da Lightweight e vice do The Ultimate Fighter na categoria Middleweight, está invicto há dois anos, desde que perdeu o cinturão para Sean Sherk. Já o Paizão acabou de ser condecorado com a faixa preta de Brazilian Jiu-Jitsu e vai motivado para a luta. Ele finalizou 3 de suas 4 últimas lutas com guilhotina. A exceção foi a derrota para o atual campeão, BJ Penn, que o massacrou no UFC 80. Apostei numa vitória na decisão de KenFlo.

Três brasileiros estarão em ação no evento. Na luta mais importante deles, o mestre do Submission Demian Maia põe sua invencibilidade de 9 lutas em jogo contra o perigoso Nate "Rock" Quarry, pela divisão Middleweight. Acredito numa finalização do brasileiro. No Fantasy, apostei em um mata-leão, via pela qual ele venceu todas suas lutas no UFC até hoje.

Antes de Demian, o lutador de BJJ Jorge Gurgel encara o experiente Aaron Riley, com quase 40 lutas de MMA no currículo, pela divisão Lightweight. JG vem de derrota no UFC 86, quando foi finalizado por Cole Miller faltando pouco mais de 10 segundos para o fim do combate.

O último brasileiro a entrar no octógono será o pesado Gabriel Gonzaga. O Napão enfrentará o wrestler Josh Hendricks, estreante no UFC, na sua caminhada para tentar novamente o cinturão do UFC. O brasileiro, ex-campeão mundial de jiu-jitsu, é o meu favorito para levar por finalização a luta.

E você, o que acha? Já se inscreveu no Fantasy UFC? Conte para nós seus palpites na caixinha de comentários.


Nenhum comentário: