domingo, 30 de novembro de 2008

Quem foi o melhor do...?

Sexta passada estava eu num bar com mais quatro amigos quando o João puxou o assunto "Quem foi o melhor do boxe?". Especificamente, quem foi o melhor peso-pesado da história e o melhor pound-for-pound (qualquer divisão de peso). Como sempre, em qualquer esporte, este tipo de pergunta é complicada de responder e ainda traz discussões (sadias), pois nem todos compartilham da mesma opinião.

Na mesa do bar, composta pelos grandes João, Pedro, Zé, Daniel e por mim, teve quem achasse Muhammad Ali o melhor pesado, um cara que enfrentou guerras no ringue, numa época que a quantidade de oponentes de altíssimo nível era bem maior do que hoje. Só de lutadores integrantes do Hall da Fama, Ali enfrentou George Foreman, Ken Norton, Joe Frazier, Floyd Patterson e Sonny Liston. Apenas lutar contra estes caras já daria um cartel mais impressionante do que toda a carreira de Wladimir Klitschko, atual rei dos pesados.

Teve também quem falasse de Mike Tyson. O Iron Mike revolucionou o boxe, ao se tornar o pesado mais jovem a conquistar o título mundial. Seu estilo agressivo, que buscava sempre o nocaute, enlouquecia os torcedores (incluo-me nesta lista) e foi muito favorecido por ter vivido numa época com a mídia no auge em cima do boxe. Em que pese o que ele fez da vida e da carreira...

Como a divisão dos pesados é a mais importante do boxe, é normal apontar um pesado como o melhor peso-por-peso. Mas a minha opinião é diferente. O melhor pesado da história, para mim, é o Brown Bomber Joe Louis. E o melhor de todos é Walker Smith Jr., mais conhecido como Sugar Ray Robinson. Entre os pesados, uma menção honrosa, que não é Ali ou Tyson. É Rocco Francis Marchegiano, que entrou para a história como Rocky Marciano, único pesado que se aposentou invicto na história do esporte.

Muita gente não conhece o que estes caras fizeram, até porque são todos de épocas mais remotas, todos estiveram no auge antes dos anos 60. Então esta discussão me fez escrever três posts, um para cada um destes gênios do parágrafo acima. Vou postar durante a semana e procurar vídeos para ilustrar o que estes monstros fizeram. Tentarei rapidamente contar um pouco da carreira deles, para que vocês saibam o que foi cada um. E, como sempre, deixar espaço para vocês também opinarem.

Nenhum comentário: