sábado, 13 de setembro de 2008

Os mais perigosos da heavyweight

Por Antonio Oliveira

Vários sites divulgam rankings mensais de lutadores de MMA baseados no cartel de luta dos mesmos. É um cálculo bastante especulativo, mas que tem seu valor em um mundo de tantas organizações e campeonatos.

No arquiba, resolvi especular mais ainda e divulgar um ranking dos lutadores que considero mais perigosos em cada categoria. A minha classificação é ainda mais subjetiva, pois é baseada na percepção das habilidades de um lutador demonstradas nas muitas ou poucas lutas dele. Assim, um lutador com cartel excelente mas performances recentes ruins pode não ser arrolado na minha lista e um novato promissor pode aparecer entre os Top 10.

A pergunta é: Hoje, quais são os lutadores mais perigosos em cada divisão?

Nome (Vitórias-Derrotas-Empates/No Contest) [Ranking Sherdog, Ranking MMAWeekly, Ranking WAMMA]

1. Fedor Emelianenko (28-1-1) [1,1,1]
Considerado por todos o maior peso-pesado de todos os tempos, o russo continua sendo o lutador mais perigoso em sua divisão. Fedor, que une um kickboxing muito ágil a uma técnica de sambô inigualável, não tem muito mais o que provar. Na Affliction ainda sobram duas lutas interessantes contra Arlovski e Barnett. Além deles, apenas Couture e talvez Antônio Júnior ou Roger Gracie poderiam apresentar algum desafio para o incontestável número 1 absoluto.

2. Antonio “Minotauro” Nogueira (31-4-1) [2,2,2]
A vitória do brasileiro sobre Tim Sylvia e a falta de atividade de Randy Couture consolidaram a posição de Minotauro como o número 2 do mundo. O perigo do Minota pode ser explicado por três aspectos: um boxe muito superior à média no MMA; Um jiu-jitsu que pode não ter as submissões mais bonitas do MMA, mas que conta com uma precisão e timing sem par; O coração de um leão.

3. Andrei Arlovski (13-5-0) [4,4,5]
Um dos lutadores mais completos do MMA parece ter finalmente superado as duas derrotas para Tim Sylvia. Desde então, Andrei garantiu duas vitórias respeitáveis contra Werdum e Ben Rothwell. O bielorusso parece ter aprimorado muito seu boxe e continua sendo um monstro no chão. Arlovski é perigoso de todo o jeito.

4. Randy “The Natural” Couture (16-8-0) [-,-,4]
Há mais de um ano parado, Randy saiu da maioria dos rankings de MMA. Porém, Couture continua sendo o lutador com mais manha dentro do octógono. Ele sabe desenhar um plano bom para cada luta e colocar seus oponentes onde ele quer. A luta dele contra Brock Lesnar responderá se a idade já começou a pesar demais para o Natural.

5. Fabrício Werdum (11-3-1) [6,6,7]
As derrotas para Minotauro e Arlovski desaceleraram a subida de Werdum ao topo. Porém, esse mestre do jiu que já trabalhou com Mirko Cro-Cop e agora treina na Chute-Boxe desenvolveu um kickboxing respeitável e perigoso. Sua próxima luta contra o Cigano poderá alimentar ou destruir a esperança de que ele venha a substituir o Minotauro.

6. Josh Barnett (23-5-0) [5,3,3]
Reconheço que é controverso colocar Barnett em sexto pelo seu respeitável cartel com vitórias sobre Minotauro, Randy Couture e Aleksander Emelianenko. Josh é um excelente kickboxer e wrestler, mas ao contrário dos atletas acima, não parece ser brilhante em nenhum aspecto do jogo. Ele é perigoso por ter um conjunto de técnicas muito bom. Porém, uma vitória sobre Arlovski seguida de uma possível excelente performance contra Fedor poderia calar minha boca e provar que Barnett realmente está entre os três melhores do mundo.

7. Brock Lesnar (2-1-0) [-,-,-]
Brock não aparece listado em nenhum ranking por causa de seu pequeno cartel. Porém, a maneira que ele lavou o chão com o Heath Herring, lutador que deu muito mais trabalho ao Minotauro, mostra ser verdade aquilo que todos temiam. Se por um lado Brock não tem nenhum conhecimento de boxe ou jiu-jitsu e lhe falta muita experiência, por outro, sua técnica de luta, tamanho e agilidade são desafios enormes para qualquer lutador. Lesnar não é favorito ao enfrentar nenhum dos melhores do mundo, ao mesmo tempo é perigoso o suficiente para arrancar uma vitória de qualquer um.

8. Gabriel “Napão” Gonzaga (9-3-0) [7,7,8]
Napão ainda vive das glórias de ter nocauteado Cro-Cop com um chute. Antes e depois disso, Gabriel tem sido consistente, mas não fantástico. É um lutador perigoso pela sua potência e brilhante jiu-jitsu. Não é mais perigoso pela parte física, sempre uma dúvida. Napão frequentemente parece mais lento que seus oponentes. Além disso, precisa melhorar muito sua técnica de boxe para ser uma ameaça maior.

9. Tim Sylvia (24-5-0) [3-5-6]
Injustiçado ou medíocre? Sylvia é aquele lutador suficientemente bom pra ser listado entre os melhores, mas não bom o suficiente para deixar os fãs de MMA ansiosos para vê-lo lutar. Tim é um bom e burocrático kickboxer que pode complicar a vida de lutadores de melhor nível pela sua experiência e envergadura. Enquanto lutar, será um degrau difícil de subir na divisão.

10. Antônio “Júnior” Silva (11-1-0) [-,-,-]
Junto com o Brock, Júnior é o único lutador não rankeado que coloquei nessa lista. Pode parecer ofensa colocar ele em frente do mito Mirko Filipovic, das estrelas Aleksander Emelianenko e Alistair Overeem ou até mesmo do ex-campeão da IFL, Ben Rothwell. Porém, Júnior se torna mais perigoso que todos esses pela mesma razão que Brock: força descomunal. Os 140kg em 1,94m de Antônio colocam ele entre os maiores problemas da divisão. Associe isso a uma eficaz técnica de jiu-jitsu desse pupilo da American Top Team e um kickboxing em contínua evolução e temos uma perigosa promessa do MMA brasileiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

É, filhão, isso é um assunto bem polêmico mesmo.

Da sua lista aí, a primeira conclusão q eu chego é q a HW está num período de entressafra. Tem o Fedor num nível, o Minotauro abaixo, depois o resto.

Reconheço a melhora do Arlovski, mas ele ainda precisa de mais um pouco pra me convencer q nao é mais aquele da epoca do UFC.

O Barnett é outro... Ganhou do Minotauro na minha opinião por demérito do brasileiro. Achou q ganharia a qquer momento.

E o Lesnar... Esse pra vc é o Toquinho pra mim. Acho q ele nao tem a menor condição contra o Fedor ou Minotauro, q ja cansaram de provar que tamanho nao os abala. Acho q vai levar um sacode do Randy, q conhece cada centímetro do octógono. Vai fazer o gigante rodar, cansar pra depois pegá-lo no clinch. Mas o Lesnar pode realmente achar um soco, como o Rashad achou no Liddell.

E o Sylvia, é o que vc falou mesmo. Acho q ele ta no nivel de um Frank Mir da vida (pra vc ver...). Mas tem resultados q nao podem ser desprezados.

Anônimo disse...

Eu não sou muito fã do Brock Lesnar e não temos muitas lutas pra julgar o talento do cara.

Também acho que ele perde pro Couture, assim como não apostaria nele contra nenhum dos nove primeiros da lista.

Mas ele é muito perigoso...

1. Ao contrário de Bob Sapp e outras anomalias gigantes, Lesnar é muito ágil e tem um wrestling fenomenal. Enquanto os outros só tinham a chance de "achar um soco". Lesnar tem grandes chances de botar qualquer um pra baixo e moer... O contragolpe é que nesse processo ele se abre muito pra tomar submissões como já vimos.

2. A vitória dele contra o Heath foi impressionante. O Heath deu trabalho pro Minota e ganhou do Congo, que era grande promessa até outro dia. O Heath, que não é bobo nem no wrestling, nem no jiu, apanhou feito um Judas de pano na mão do Brock.

Como disse acima, eu acho que o grande perigo pro Brock é lutar contra cara que pode encaixar um golpe nele no chão... Fedor, Minota, Werdum, Napão, Couture... Todos esses podem.

Porém, acho que ele moe qualquer striker que pegar... Seja Cro-Cop, Congo ou Tim Sylvia.

Anônimo disse...

P.s.: Também acho que a HW tá numa entresafra, haja vista que os três grandes nomes são ainda veteranos... Que continuam provando que batem em todos os novatos que estão vindo.

Um cara que eu quase coloquei foi o Alistair Overeem... Ele parece estar evoluindo muito no jiu. Porém, ele é um cara muito inconstante.

É uma lista complicada... Eu coloquei o Júnior acho que um tanto por esperança patriota porque a performance dele contra o Ricco Rodriguez foi bem aquém do esperado.

Anônimo disse...

Com certeza o Lesnar é tecnicamente mais bem preparado do que os outros gigantes.

Mas é aquilo, colocar striker pra baixo pra ele vai ser mole. Até pq tem estrutura fisica pra aguentar trocação em pé. Entao acho q o Lesnar pode levar vantagem contra o Sylvia ou o Congo.

Agora, contra o Minotauro ou Fedor, ele seria jantado no chão. Apesar de ser meio dificil encaixar um triangulo naquele pescoço/trapézio =)

Anônimo disse...

Eu num colocaria o napão nessa lista não, fato que o chute q nocauteou o Mirkro foi meio q na sorte! pra mim ele simplesmente deu a sorte de fazer a coisa certa na hora certa, tanto q logo foi destruido pelo Couture, o resto tá mais ou menos na mesma opnião q eu.

Anônimo disse...

Grande Bravin!

O Napão tem um jiu-jitsu de altíssimo nível e é forte. Concordo que o chute no Cro Cop foi tirado da cartola, mas ele tem destaque no HW muito até pela falta de adversários.

Ou vc acha Cheick Kongo ou Alistair Overeem melhores q ele?

ps: nao sabia q vc se amarrava em MMA, muito maneiro...