sábado, 6 de setembro de 2008

Para assombrar o mundo!


Amanhã, direto de Atlanta, no estado da Georgia, vai acontecer o UFC 88: Breakthrough. Esta edição trará como luta principal o desafio entre os meio-pesados Chuck Liddel, ex-campeão do UFC e o invicto Rashad Evans, com 11 vitórias e um empate. Mas, pelo menos para mim, esta não será a principal luta do card. O UFC 88 está marcado para chocar o mundo do MMA.

Para minha tristeza, o armênio Karo Parisyan se contundiu e não vai lutar contra o japonês Yoshiyuki Yoshida. Seria uma bela luta, entre duas escolas tradicionais de judô, com grandes representantes. Não consigo entender como um cara se machuca na antevéspera da luta, mas vamos nos ater ao que vai acontecer.

Como de costume, os palpites do Arquiba, pelo menos para as lutas principais. O ex-campeão da Middleweight, Rich Franklin encara Matt Hamill pela Light Heavyweight. Varrido da Middle por Anderson Silva, Franklin busca reencontrar seu lugar ao sol e é o favorito para esta luta. Ele deve tentar manter a luta em pé o maior tempo possível. Hamill deve partir para o takedown e levar a luta para decidir no chão. Palpite do Blog: vitória de Franklin por nocaute.

A luta principal do card (para o evento, não para mim) deverá apontar o próximo desafiante do cinturão de Forrest Griffin. Apesar de invicto, não acho Evans grandes coisas. Sem contar o fato que ele tem o estilo preferido de adversário para Liddel. O Iceman cansou de detonar wrestlers graças à sua incrível habilidade de takedown defense. Liddel costuma nocautear este tipo de adversário sem passar muito tempo no chão. Mas, no fim de tudo, quem ganhar pega Griffin, para decidir quem vai entregar o título da Light Heavy pro Lyoto Machida. Palpite do Blog: vitória de Liddel por nocaute.

Agora, vamos ao prato principal, the main event of the evening (como diz o grande Bruce Buffer), o grande clássico do MMA, Brasil x EUA, jiu-jitsu x wrestling, pela Middleweight. O ex-campeão do Pride, ex-campeão olímpico de luta olímpica, 38 anos, Dan Henderson, encara um adversário com apenas uma luta no UFC, mas osso duríssimo, o brasileiro Rousimar Palhares. Os americanos armaram esta luta colocando um adversário teoricamente inexperiente para levantar a moral de Hendo, que vem de duas derrotas seguidas, uma delas humilhante para Anderson Silva, quando todos esperavam maior resistência dele. Mas Toquinho é um cara que nasceu para ser campeão. Veio de Dores do Indaiá, interior de Minas, onde trabalhou na lavoura e passou fome. Se apaixonou pelo MMA ao ver o UFC 3, há 15 anos. Entrou para a BTT, onde treina jiu-jitsu com Murilo Bustamante, ex-campeão dos médios do UFC, wrestling com Antoine Jaoude e Bebeo Duarte, boxe com Claudio Coelho, além de Muay Thai. Ou seja, só treina com fera! Agora, a única fome que conhece é a de vitórias. Vai ser conhecido em breve como o maior finalizador do mundo. Tem capacidade para decidir lutas no chão em qualquer posição. Sua única luta no UFC até hoje lhe rendeu o prêmio de finalização mais rápida da história do evento. E isso que Hendo vai aprender do pior modo possível. Excelente no clinch, o americano deve tentar levar a luta para a guarda e fazer o tempo passar. Mas vai ser aí que a chapa vai esquentar pro lado dele. O carrapato Toquinho vai grudar e partir pra explosão que o caracteriza. Palpite do Blog: finalização por leg-lock do Toquinho, travado no tornozelo do Hendo, que não vai nem entender quem ou o que o pegou. Apostei 10 pilas com um cara. Depois dessa, mais três lutas e... abre o olho, Anderson Silva!

Fiquem de olho: Premiere Combate, ao vivo, apenas em pay-per-view.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meus palpites:

Chuck x Rashad
Acho que o Chuck tem bem mais chances e opções de vencer essa luta. Porém, algo me diz que o Rashad vai usar a cabeça, conseguir pontuar com a técnica de luta e potência deles e vai levar essa luta nos pontos.

Rich Franklin x Matt Hamill
Penso que essa é a maior barbada... Rich Franklin leva essa luta também nos pontos, deixando o Hamill tonto com o trabalho de pernas dele e encaixando vários jabs. Mas, estou torcendo pelo Hamill.

Anônimo disse...

Dan Henderson x Rousimar Palhares
Hendo, que não pode perder, vai colocar o Toquinho no chão e segurar o jogo por três rounds pra também levar uma decisão unânime. Como Toquinho não é Anderson, não vejo como ele pode colocar o Hendo pra baixo e acho o Hendo muito experiente pra vacilar na guarda sem que antes tome uns socos na cabeça.

Martin Kampmann x Nate Marquardt
Acho que o Kampmann, que só tem uma derrota, ganha essa luta por TKO contra o Marquardt que é um cara muito esforçado e só.

Jason Lambert x Jason MacDonald
Luta ruiiiimmmm... Acho que a luta foi feita pro MacDonald, mas acho que a experiência do Lambert ainda contra pra garantir uma vitória contra um cara medíocre como esse.

Roan Carneiro x Ryo Chonan
Acho que essa luta vai ser muito interessante. Não tenho favorito, mas creio que o Jocão trará uma vitória por submissão no primeiro round.

Anônimo disse...

Ih... Essa noite meus palpites tão indo pelo ralo. No undercard, os resultados foram os seguintes

Chonan der. Carneiro (split decision)
MacDonald der. Lambert (submission)
Boetsch der. Patt (TKO)
Pellegrino der. Tavares (u. decision)
Hyun Kim der. Brown (split decision)
Marquardt der. Kampmann (TKO)

Errei tudo que postei até agora, vamos ver se dou mais sorte no card principal... Mas tô vendo que não é meu dia.