domingo, 22 de março de 2009

Cinturão segue na casa dos Klitschko


A diferença de oito centímetros e oito quilos frustraram os planos de Juan Carlos Gomez se tornar o primeiro cubano campeão mundial dos pesos pesados no boxe profissional. Mais do que o prejuizo físico, Gomez sucumbiu perante a maior categoria do ucraniano Vitali Klitschko. Com a vitória por nocaute técnico no nono assalto, Vitali manteve o cinturão dos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe, na primeira defesa do título reconquistado em outubro.

Apesar de ter pregado humildade e respeito ao adversário na coletiva de imprensa antes da luta, Klitschko teve muito trabalho, apesar de ter demorado mais do que parecia no início da luta, para derrotar Gomez. Ex-sparring do campeão, o cubano começou tomando a iniciativa do combate e venceu o assalto inicial. A partir do segundo, controlando o centro do ringue e usando muito bem o jab para manter a distância, Vitali encontrou os espaços necessários para lançar diversas direitas poderosas durante todo o combate.

A partir do quarto assalto o predomínio passou a ficar evidente. No quinto, o campeão encaixou diversos golpes poderosos que abriram um corte no supercílio direito do desafiante. Porém, no assalto seguinte, Gomez tentou uma reação e também conseguiu um corte em Klitschko, mas rapidamente Vitali recuperou o controle do combate. O esforço minou a resistência de Gomez, que caiu com o joelho no chão no oitavo assalto.

No nono o campeão recebeu uma estranha punição, que o deixou bastante contrariado. Como resposta, Vitali saiu em busca do nocaute. Com a luta reiniciada, o ucraniano precisou de apenas quatro segundos para mandar o cubano novamente à lona. Gomez se levantou, mas apenas para ser novamente atacado por Klitschko. Com três esquerdas em sequência, o cubano caiu mais uma vez e o árbitro Daniel Van de Wiele interrompeu a luta quando faltava 1min11s para o final do assalto.

O campeão agora tem um cartel de 37 vitórias (36 por nocaute) e duas derrotas. O cubano sofreu sua segunda derrota em 46 lutas. Vitali agora mira o cinturão da AMB, que está em posse do russo Nikolai Valuev. Se vencê-lo, Vitali e seu irmão Wladimir dominarão os quatro principais cinturões (Wlad é o campeão da FIB e OMB). Mas para isso a Corte Arbitral do Esporte terá que julgar uma apelação de Vitali contra o CMB, que quer forçar uma luta entre o campeão e o antigo dono do cinturão, o russo Oleg Maskaev.

Nenhum comentário: