quinta-feira, 5 de março de 2009

UFC 96 Jackson vs Jardine: Card Principal

Depois de o Antonio ter apresentado o card preliminar do UFC 96, vamos agora ao prato principal da noite de sábado, no evento que será disputado na Nationwide Arena em Columbus, Ohio. O card principal será encabeçado por uma luta que pode dar uma falsa sensação de desequilíbrio, entre Quinton Jackson e Keith Jardine. Além desta luta teremos o brasileiro Gabriel Gonzaga tentando voltar ao rumo do cinturão enfrentando o invicto Shane Carwin. Ainda digno de menção, o confronto entre os meio-pesados Matt Hamill e Mark Muñoz.

Quinton Jackson vs Keith Jardine

Quem chega embaladíssimo ao UFC 96 é Quinton Jackson. Depois de perder o cinturão para Forrest Griffin, Rampage deu a volta por cima ao conseguir um nocaute espetacular em seu antigo nêmesis, Wanderlei Silva. Dono de um cartel respeitável, com 29 vitórias e 7 derrotas, Rampage enfrentou pedreiras na carreira, como Chuck Liddell, Ricardo Arona, Mauricio Shogun e Igor Vovchanchyn, dentre outros. Wrestler com um boxe afiado para os padrões do MMA, Jackson tem a grande chance de novamente disputar o cinturão. Caso vença a luta, Rampage provavelmente será o próximo adversário de Rashad Evans. Mas é aí que mora o perigo.

O perigo apresenta-se na forma de dúvida. Qual Jardine entrará no octógono no sábado? O sujeito que foi nocauteado por Wand e pelo obscuro Houston Alexander em menos de 50 segundos em ambas oportunidades ou o bravo lutador que nocauteou Forrest Griffin e que venceu Chuck Liddell? O kickboxer não tem um currículo tão impressionante como seu adversário. Tampouco vem de uma apresentação convincente (venceu Brandon Vera numa luta de baixo nível no UFC 89). Mas pode surpreender, como mostrou contra Griffin e Liddell.

Com tanta gente boa na divisão, é no mínimo de se estranhar que o UFC escale esta luta. Provavelmente veremos um combate disputado em pé, com muita trocação, como o público americano adora (olha a explicação para a escalação aí). Caso aconteça o óbvio e Jackson vença, vai partir com confiança para a disputa do cinturão. Mas como nem sempre o óbvio dá as caras no esporte, uma vitória do Dean of Mean jogaria por terra os planos do UFC de ver Rampage disputar o cinturão contra Evans. Lyoto Machida agradeceria. Vamos ver como Jackson suportará a pressão de ser tão favorito contra um adversário tão inconstante.

Gabriel Gonzaga vs Shane Carwin

O brasileiro tenta retomar o caminho do cinturão. Faixa-preta em jiu-jitsu, Napão derrapou ao perder a disputa de título para Randy Couture e na luta seguinte ser derrotado por Fabricio Werdum, ambas por nocaute técnico. Gabriel se recuperou e venceu as duas seguintes, contra lutadores de nível menor que os anteriores. Como a divisão passa por um período de entressafra (principalmente se comparado com a meio-pesado), Napão pode voltar a postular o cinturão, hoje de posse de Brock Lesnar, caso vença a luta.

Shane Carwin é um legítimo exemplar da nova leva de pesados que vem aparecendo no MMA, encabeçada pelo campeão Lesnar. Muito grande e forte (1,93m e 120kg), Carwin é um wrestler bastante duro. Formado em Engenharia Mecânica e Tecnologia Ambiental, o gigante está invicto em dez lutas. Apesar disso, nunca enfrentou adversários do calibre de Napão e tem a inexperiência como ponto negativo. Um fato curioso: nos seus dez combates, Carwin em nenhum deles ficou mais do que meio round em ação, ou seja, seu condicionamento físico é uma incógnita. No sábado fará sua estreia em um card principal do UFC.

Esta luta mais um capítulo do legítimo clássico Brasil x EUA do MMA, jiu-jitsu x luta olímpica. Apesar de vir melhorando o aspecto da luta em pé, Napão sabe que tem o jiu-jitsu como arma e certamente o usará para se livrar dos 10kg e 8cm de desvantagem. Apesar de ter um adversário duríssimo, Napão deverá impor sua maior experiência e categoria no chão e explorar a falta de experiência e tempo de ringue do americano. Carwin tentará a qualquer custo ir para as costas do brasileiro. Se suportar o provável ataque inicial, Napão deverá vencer.

Matt Hamill vs Mark Munoz

O filipino vem invicto do WEC para fazer sua estreia no UFC. Campeão nacional na NCAA Division I de luta olímpica, é um wrestler bastante laureado. Tem ainda o Muay Thai como arma. A inexperiência é seu ponto negativo. Começou a treinar para o MMA apenas em 2007 e lutou cinco vezes.

Surdo de nascimento e muito simpático, Hamill tem a torcida de muitos fãs do MMA. A minha ele ganhou ao ter a vitória tomada na mão grande contra Michael Bisping. Apesar de ser um wrestler de nível inferior ao adversário, Hamill tem a seu favor uma condição atlética louvável.

Se conseguir levar a luta para o chão e aplicar o ground and pound, Hamill leva vantagem. O problema será colocar para baixo um adversário com um nível mais elevado que o seu na luta olímpica.

Demais combates

Pete Sell e Matt Brown deverão fazer uma luta bastante movimentada pela divisão dos meio-médios. Ambos gostam da luta franca e não tem medo de levar porrada. Brown tem um melhor nível de luta no chão, Sell tem maior poder de fogo em pé. Se conseguir contornar seu condicionamento hesitante, Drago deverá impedir o jogo de chão de Matt e vencer.

Gray Maynard, o mini-Brock Lesnar, vai enfrentar Jim Miller pela categoria dos leves. Miller, ex-IFL, discípulo do Brazilian Jiu-Jitsu com conhecimento de luta olímpica, fez duas boas apresentações no UFC e merece respeito. Maynard, wrestler com mãos pesadas, ex-sparring de BJ Penn, atual de Randy Couture, tem a metade das lutas do adversário, mas venceu o único ponto de interseção entre os cartéis (Frank Edgar). Devemos ver muito equilíbrio neste combate.

Um comentário:

Antonio disse...

Aos poucos estou me conformando com o fato que o Lyoto não vai disputar o cinturão agora. E, acho que vai ser mais legal ele tomar do Rampage do que do Rashad.

Eu tô com medo dessa luta do Napão, o Carwin é o Hulk.