quinta-feira, 19 de março de 2009

Vitali Klitschko coloca cinturão em jogo no sábado

O peso pesado ucraniano Vitali Klitschko colocará seu cinturão do Conselho Mundial de Boxe em jogo no próximo sábado, 21 de março, contra o desafiante mandatório, o cubano Juan Carlos Gomez, no Hanns-Martin-Schleyer-Halle em Stuttgart, Alemanha. A luta acontecerá às 18:30h e será transmitida pela ESPN Brasil.

Conhecido como Pantera Negra, o canhoto cubano, 35 anos, começou sua carreira em 1995 como peso cruzador, onde foi campeão mundial pelo CMB em 1998. Depois de defender com sucesso seu título por dez oportunidades, subiu de categoria em 2002. Conseguiu o direito de ser o desafiante mandatório (número 1 do ranking) ao vencer o combate eliminatório contra o ucraniano Vladimir Virchis, em setembro último. Seu cartel profissional é de 44 vitórias (35 por nocaute) e uma derrota.

Klitschko, 37 anos, tem um impressionante cartel de 38 lutas e 36 vitórias, sendo simplesmente 35 delas por nocaute. Ele fará sua primeira defesa do cinturão depois de tomá-lo do nigeriano Samuel Peter, no massacre de outubro passado, quando venceu por nocaute técnico no oitavo assalto (o nigeriano não aguentou a sova e desistiu). Na ocasião Vitali voltava à ativa depois de quatro anos longe dos ringues.

Gomez foi bastante provocativo na coletiva de imprensa: "Sinto muito por Vitali, que vai se despedir do cinturão depois de pouco tempo, mas eu treinei muito, vou bater na cara dele, meu boxe é muito melhor. Vou destrui-lo". Vitali, que tecnicamente é muito superior ao adversário, respondeu calmamente: "Minha vitória contra Peter e a sensação de ter de volta meu cinturão do CMB foram indescritíveis. Não vou menosprezá-lo, Gomez é muito experiente e rápido, mas eu quero manter o cinturão na casa dos Klitschko". O irmão mais novo de Vitali, Wladimir, é dono dos cinturões da FIB, OMB e OIB.

Vitali é um dos raros pesados da história que conquistaram por três vezes o cinturão de campeão do mundo da categoria. Ele foi dono do cinturão da OMB entre 1999 e 2000, depois manteve em casa o do CMB em 2004 a 2005. Junto com ele neste mérito estão nomes como Muhammad Ali, Evander Hollyfield e Lennox Lewis.

2 comentários:

Paulo Massa disse...

Alexandre, iraaado!

Esse blog está muito bom!

Vou passar a acompanhá-lo, muito completo e visualmente agradável.

Parabéns!!!

Alexandre Matos disse...

Opa, presença nobre na área!

Pena que pra este continuar existindo o Arquiba precisou morrer... Mas aqui no MMA Brasil temos mais futuro, mais chance de fazer muita coisa maneira.

Aguarde q vem mais por aí, começando por amanhã.