
Jackson é o atual campeão da categoria do UFC. Griffin foi o campeão da primeira edição do reality show The Ultimate Fighter. Inclusive a última edição do programa tinha como técnicos das duas equipes os próprios Jackson e Griffin.
Rampage vem de duas vitórias no UFC contra grandes lutadores: bateu Dan Henderson (detentor do cinturão do Pride na categoria Middleweight) por pontos em decisão unânime no UFC 75 Champion vs. Champion e derrotou Chuck Liddel por nocaute técnico no UFC 71 Liddel vs Jackson.
Griffin também venceu um grande oponente em sua última luta pelo UFC: finalizou a estrela brasileira da Chute Boxe Mauricio "Shogun" Rua (campeão do Pride GP 2005), tido como um dos maiores do mundo, no UFC 76 Knockout.
Palpite do Blog: Rampage é favorito, vai pra luta com moral pelas últimas vitórias, mas vou torcer pelo Griffin. Apostaria em uma vitória por pontos.
As outras lutas que irão balançar o Mandalay Bay Events Center (entre parênteses altura, peso e o cartel de cada um divulgado pelo UFC):
- Patrick "The Predator" Cote (1,80m, 84kg, 13v-4d-0e) vs. Ricardo "Cachorrão" Almeida (1,83m, 84kg, 9v-2d-0e):
O brasileiro Cachorrão, 31 anos, faixa preta segundo dan de Jiu-Jitsu, foi pupilo de Renzo Gracie na Gracie Barra. Obviamente tem como principal virtude a luta no solo. Em sua última aparição no UFC, finalizou Rob Yundt a 1:08min do primeiro round com um tradicional mata-leão (asfixia) no UFC 81 Breaking Point (Sylvia vs Minotauro), no dia 02/02/2008.
Palpite do Blog: se Cachorrão conseguir levar a luta pro chão, tem enormes chances de vencer. Cote é mais completo e é melhor na trocação em pé. Mas, sem ufanismo (que aliás passa longe de mim), acho que vai dar Cachorrão, por finalização.
- Joe "Daddy" Stevenson (1,70m, 70kg, 33v-8d-0e) vs. Gleison Tibau (1,78m, 70kg, 27v-4d-0e)
O brasileiro Tibau, 24 anos, é especialista em Jiu-Jitsu. Passou a treinar trocação para variar suas táticas. Em sua última vez no UFC fez uma grande luta, mas foi derrotado por pontos por Tyson Griffin (decisão unânime dos juizes), no UFC 81 Breaking Point, no dia 02/02/2008.
Palpite do Blog: Tibau lutou muito bem contra Griffin, apesar da derrota. Nunca vi Stevenson lutando (pelo menos não lembro). Logo não tenho parâmetro para dar palpite.
- Josh "Kos" Koscheck (1,78m, 77kg, 13v-2d-0e) vs. Chris "Lights Out" Lytle (1,80m, 77kg, 35v-15d-4e)
O americano Lytle, 33 anos, é um lutador experiente, já tendo enfrentado nomes como Matt Hughes e Matt Serra. Outro que veio do Ultimate Fighter, onde fez a final da quarta edição justamente contra Serra (derrota por decisão dividida). Na última luta pelo UFC, bateu Kyle Bradley com um nocaute relâmpago com apenas 33 segundos de luta, no UFC 81 Breaking Point.
Palpite do Blog: vitória de Kos sem muita dificuldade.
- Tyson Griffin (1,68m, 70kg, 11v-1d-0e) vs. Marcus "Maximus" Aurelio (1,78m, 70kg, 14v-5d-0e)
O brasileiro Marcus Aurelio, faixa preta terceiro dan de Jiu-Jitsu, 34 anos, tem como principal resultado uma vitória incrível, que chocou todo mundo, por finalização contra o grande ídolo japonês Takanori Gomi, que chegou a apagar com a finalização. Na época Gomi não tinha adversários no Pride e chegava a cogitar enfrentar o mito Fedor Emelianenko no Pride GP Open Weight. Em sua última luta no UFC, finalizou Ryan Roberts com um arm-lock com incríveis 16 segundos de luta, no UFC Fight Night Kenny Florian vs Joe Lauzon, em 02/04/2008
Palpite do Blog: luta equilibrada, duelo típico do BJJ x Submission Wrestling. Para não ficar em cima do muro, apostaria na vitória do Marcus Aurelio.
As lutas abaixo também fazem parte do Fight Card do evento, porém não serão transmitidas ao vivo. Caso haja tempo durante a transmissão, serão encaixadas em VT:
- Gabriel "Napao" Gonzaga vs. Justin "The Insane One" McCully
- Jorge Gurgel vs. Cole "Magrino" Miller
- Melvin "The Young Assassin" Guillard vs. Dennis Siver
- Corey "The Real Deal" Hill Vs. Justin Buchholz