sábado, 6 de dezembro de 2008

Golden Boy vs Pac-Man: O Combate dos Sonhos

Esta é a semana do boxe no Arquibancada Digital. Depois de posts sobre Sugar Ray Robinson e Joe Louis (ainda estou devendo o de Rocky Marciano), hoje vamos falar da luta que está sendo chamada de Dream Match, disputada no MGM Grand Hotel, em Las Vegas, na madrugada de hoje: o Golden Boy Oscar de la Hoya enfrenta simplesmente o atual melhor lutador do mundo em todos os pesos, o filipino Manny Pacquiao. Caso vença, será a despedida oficial do Golden Boy dos ringues.

O combate vale pela divisão dos meio-médios (até 66,678 quilos). Como subira de peso, De la Hoya não luta há nove anos nesta categoria. Já Manny Pacquiao jamais subiu tanto de peso para lutar. Inclusive este detalhe deu muito o que falar nos EUA: o Conselho Mundial de Boxe não queria autorizar o combate, por causa da diferença de tamanho entre os lutadores. O americano, com 1,80m, tem 11cm a mais que o filipino. O Pac-Man jamais lutou em categoria acima de 60kg, enquanto o Golden Boy enfrentou o mito Floyd Mayweather Jr. na categoria de 72kg.

Oscar de la Hoya, 35 anos, é o maior ídolo mundial do boxe atualmente. Além de ser um espetacular lutador, é muito carismático e tem hordas de fãs (principalmente feminino) pelo mundo. Foi campeão mundial por incríveis 10 vezes, em seis categorias diferentes, além de ter sido campeão olímpico em Barcelona-92. Ajudou a aposentar o lendário Julio Cesar Chavez, aplicando duas sovas no mexicano. Além de Chavez, venceu outras 40 lutas, incluindo grandes lutadores do naipe de Miguel Angel Gonzalez, Pernell Whitaker, Hector Camacho, Wilfredo Rivera e Shane Mosley. Só perdeu três vezes, todas para lutadores lendários: Felix Trinidad, Bernard Hopkins (que hoje é meio-pesado) e Floyd Mayweather Jr. Ele recebeu uma homenagem em Los Angeles, uma estátua de 5m de altura feita de bronze, na frente do Staples Center.


Manny Pacquiao, também chamado de "Mini Tyson", será um adversário de respeito. Ele é considerado o melhor lutador pound-for-pound desde a aposentadoria de Mayweather. O lutador, ídolo nacional nas Filipinas, é o atual campeão mundial dos leves pelo Conselho. Antes já fora campeão mundial nas divisões mosca, supergalo, pena e superpena. Foi o primeiro asiático a conquistar quatro títulos mundiais em categorias diferentes. Com um cartel de 47 vitórias, 3 derrotas e 2 empates, Pacquiao venceu nomes como Marco Antonio Barrera, Érik Morales (que o derrotou no primeiro encontro) e Juan Manuel Márquez. Esta luta será pela terceira categoria diferente que Pacquiao faz no mesmo ano, um feito incrível. Em 2008 ele já conquistou os títulos dos superpenas e dos leves.

A luta terá alguns ingredientes picantes: no ano passado, Pacquiao chegou a assinar um pré-contrato com a Golden Boy Promotions, empresa de Oscar de la Hoya, recebendo inclusive um adiantamento de 300 mil dólares. Mas o filipino mudou de idéia e assinou com a Top Rank, de Bob Arum, ex-gerenciador da carreira de De la Hoya. O americano disse: "Nunca imaginei enfrentá-lo, mas agora não vejo a hora de subir no ringue e vencê-lo. Não ficarei nada satisfeito se não for por nocaute. Ele vai me pagar.".

Outro detalhe interessante é que o treinador do Golden Boy na luta contra Mayweather, Freddie Roach, foi dispensado por ter sido acusado de ter errado na tática e na preparação para a luta. Hoje Roach estará no corner do Pac-Man.

Tantos ingredientes fazem esta luta ser inesquecível. De la Hoya tem o favoritismo de 9 para 5 nas casas de apostas, muito pela diferença de peso e altura, elevada para os padrões do boxe. Pela idade e por estar em grande forma, Pacquiao pode vencer. Vou torcer por uma vitória do Golden Boy, que merece se aposentar em grande estilo. Pacquiao deverá enfrentar o britânico Ricky Hatton, na grande luta de 2009, pelo título mundial dos leves.

Não perca o Combate dos Sonhos, que deverá começar lá pelas 02:30 da madrugada de domingo, dia 7. A luta será transmitida pelo canal HBO Plus.

Nenhum comentário: