domingo, 21 de dezembro de 2008

Na luta em que todos perdem, o boxe lamenta


Joe Louis, Sugar Ray Robinson e Rocky Marciano devem ter dado cambalhotas de desgosto em seus túmulos. O russo Nikolai Valuev manteve seu título mundial pela Associação Mundial de Boxe ao vencer por pontos (decisão majoritária) o americano Evander Holyfield. Mas, para desgosto dos fãs de boxe, foi uma luta horrorosa, com um resultado final contestável, fatos que só contribuem com o declínio da modalidade, antes chamada de Nobre Arte.

Assisti à luta em VT pela Band. Como aconteceu em Zurique, teria passado ao vivo às 17:00h no Brasil. Pelo menos conseguimos ver em TV aberta. Pior para os americanos, que viram em pay-per-view analógico (imagine ver uma luta horrorosa daquelas em HDTV), com um undercard igualmente horroroso, sem tradução das instruções de corner nem das entrevistas pós-luta do Valuev. Pagar para ver aquilo é digno de reclamação no Procon.

Eu estava num bar com alguns amigos e por isso vimos a luta sem som. Isso nos ajudou a ver imparcialmente, sem narradores ou comentaristas puxando sardinha para ninguém, sem ser balançado pela preferência do público. Tudo bem que a transmissão era favorável ao americano. Ainda assim não teve um sentado à mesa que concordasse com o resultado de 116-112, 115-114 e 114-114, recebido com vaias pelos 12.500 presentes ao Hallenstadion, que os juizes tiveram a cara-dura de apresentar. Na minha opinião, o melhor a se fazer era decretar os dois derrotados e devolver o cinturão para a AMB.

Como diabos um lutador como Nikolai Valuev é campeão mundial? Totalmente fora de forma, sua atuação foi uma desgraça para um campeão mundial. Parecia que o velho era ele. Seu cinturão foi conquistado depois de vencer o fraquíssimo americano John Ruiz, quando o título estava vago, pois o campeão Ruslan Chagaev (único a vencer Valuev) estava machucado. Aliás, Chagaev também é fraco demais. Existe um debate sobre quem é o verdadeiro campeão mundial dos pesos pesados. A única coisa que sei é que ele tem o sobrenome Klitschko...

Como diabos um lutador velho e com problemas cardíacos, inativo há mais de um ano, que morreu depois do oitavo assalto, pode ser novamente aspirante a um título mundial?

E como diabos os juizes dão a vitória para um cara que não fez nada na luta inteira? O resultado de 116-112 a favor do russo só pode ser explicado por corrupção (infelizmente comum no boxe atual) ou incompetência do juiz italiano Pierluigi Poppi. Não que Holyfield tenha feito uma boa luta. Sua atuação também foi lastimável. Mas pelo menos ele tentou, tomou iniciativa, movimentou-se enquanto agüentou, lançou socos (todos absorvidos pela cabeçorra do russo). Foi muito pouco, mas mais do que Valuev fez para merecer a vitória. Certamente foi a luta menos movimentada que eu vi na vida. Não foram raros os assaltos onde NENHUM soco contundente foi lançado. É difícil até pontuar um troço horrendo assim. Nunca vi algo tão ruim na vida no boxe. E olha que ja vi Luciano "Tododuro" Torres, Aurelio "Toyo" Perez, Reginaldo "Holyfield" Andrade...

A única coisa boa da luta foi a apresentação sempre genial de Michael Buffer e seu lendário bordão "Let's get ready to rumble!!!" Mas nem isso eu ouvi, pois, como disse, a transmissão no bar estava sem som. Dos amigos presentes à mesa, Daniel disse, com razão, que só "volta a ver boxe novamente em lutas antigas, os atuais nunca mais". João, também coberto de razão, ficou transtornado com o resultado final. Pedro, como eu, ficou tentando imaginar por que os juizes deram aquele resultado (como se aquilo tivesse explicação). Melhor fez o Barretto, que cochilou na mesa depois do terceiro assalto.

Agora especula-se que Valuev colocará o cinturão em jogo contra Ruiz ou Chagaev, em mais uma luta feia. Não, obrigado. Peguem Ruiz e Chagaev, juntem a Samuel Peter, Hasim Rahman, Sultan Ibragimov e Oleg Maskaev e joguem no lixo. Depois coloquem o gigante para enfrentar um dos irmãos Klitschko. Certamente Wladimir ou Vitali tomariam o cinturão dele e reinariam como campeões dos pesados em todas as entidades (Vitali tem o cinturão do CMB, Wlad tem da FIB, OMB e OIB). Pelo menos seria mais justo com o esporte.

Nenhum comentário: