quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O gênio dos pesados


A primeira coisa que me vem à cabeça quando falo de Joseph Louis Barrow é: pena que não vi este sujeito em ação... Conhecido mundialmente como Joe Louis, o Brown Bomber é, sem sombra de dúvidas (obviamente na minha opinião), o melhor peso-pesado da história do boxe. Só para citar um dos feitos deste cidadão, nenhum pesado defendeu por tantas vezes o cinturão mundial. Louis se tornou campeão em junho de 1937 e perdeu o título em junho de 1948, depois de 25 defesas com sucesso. Encerrou a carreira com um cartel de 68 vitórias (54 por nocaute) e 3 derrotas. Entrou para o Hall da Fama do Boxe em 1990.

Joe Louis se profissionalizou em 1934. Venceu 27 lutas seguidas, sendo 23 por nocaute. Nesta fila, enfileirou ex-campeões mundiais, como o italiano Primo Carnera (nocaute no sexto) e o americano Max Baer (nocaute no quarto). Na 28ª, encarou no Yankee Stadium o também ex-campeão, o alemão Max Schmeling e foi nocauteado no 12º assalto.

Rapidamente se recuperou da derrota e venceu mais sete lutas, quando ganhou a chance de disputar o título. Em 22 de junho de 1937 encarou o campeão mundial James J. Braddock, o Cinderella Man (mostrado no filme "A Luta pela Esperança", com Russell Crowe). Jim foi nocauteado no oitavo assalto, quando chegou a perder os sentidos. Joe Louis se tornou o primeiro negro americano campeão desde Jack Johnson, em 1908, fato este que levou os fãs de Braddock a vaiar aquele negro, neto de escravos, que ousava vencer um branco numa sociedade racista.

Golpes Curtos

O estilo único de Joe Louis o fez virar herói nacional do porte de Babe Ruth, grande ídolo do beisebol. Dono de rápidos jabs, Louis tinha mãos pesadíssimas. Tinha um cruzado de direita tão devastador quanto o upper de esquerda. E o mais incrível em seu estilo eram os golpes curtos. Dizia-se na época que um soco de Louis precisava viajar por apenas 15 centímetros para deixar o adversário inconsciente. Em 2003, a revista Ring Magazine nomeou-o como o maior pegador da história do boxe, na Ring Magazine's 100 Greatest Punchers. Pena que Joe não estava entre nós para receber a honraria, pois faleceu em 1981.

Joe Louis vs Max Schmeling

Depois de vencer o negro Louis em 1936, Schmeling virou herói nacional na Alemanha nazista, uma prova viva da doutrina da "superioridade ariana". Em 1938, foi marcada a revanche. Joe se refugiou em seu centro de treinamento e se preparou incessantemente para a luta. Foi recebido na Casa Branca pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, que disse: "Joe, precisamos de músculos como os seus para vencer a Alemanha".

Exatamente um ano após vencer Braddock, Joe enfrentou Max novamente, agora valendo o cinturão. Mas desta vez a luta foi bem diferente. Diante de 70.000 pessoas no Yankee Stadium, Louis destruiu Schmeling em apenas um dois minutos e quatro segundos. O Brown Bomber largou uma saraivada de golpes na cabeça e no corpo do adversário, que mandou-o para as cordas. Continuando o massacre, Joe lançou Max à lona por três vezes. Na terceira queda, o técnico alemão teve pena de seu pupilo, que só tinha tentado dar dois socos até então e jogou a toalha.

Esta revanche foi considerada uma das melhores lutas de todos os tempos e um dos maiores eventos esportivos do século XX.




Honrarias


Além de ser considerado o número 1 da Ring Magazine's 100 Greatest Punchers e de ser considerado o melhor peso-pesado da história por muitos especialistas, Joe Louis também dá nome ao ginásio do Detroit Red Wings, time de hockey da NHL. A Joe Louis Arena tem uma estátua de bronze do filho favorito da cidade na entrada (apesar de ter vivido em Detroit, Louis nasceu na cidade de La Fayette, no estado do Alabama).

O Congresso Nacional americano ainda o agraciou com uma medalha de ouro, a honraria mais alta oferecida pelo legislativo americano.

Frases marcantes

"Ele pode correr, mas não pode se esconder"
De Joe Louis, antes de enfrentar Billy Conn, então campeão mundial dos meio-pesados, mais leve e mais rápido que Joe. Conn disse que usaria a tática de bater e correr para vencer, que deu certo por 12 vitoriosos assaltos. Mas acabou nocauteado no 13º.

"Todo mundo tem um plano de luta, até ser atingido"
De Joe Louis, antes de uma luta. Esta frase ficou tão famosa que foi usada até no filme "A Sombra e a Escuridão".

Nenhum comentário: