terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pound For Pound

Nascido Walker Smith Jr. em 3 de maio de 1921, o americano Sugar Ray Robinson foi campeão mundial das divisões meio-médio e médio. O apelido de Sugar veio na fase amadora, por causa do estilo que fluía com ritmo adquirido em aulas de balé. Ray Robinson era o nome de um amigo que Sugar usou a inscrição de boxeador na União Atlética Amadora para freqüentar um ginásio para treinar.

Sugar teve um recorde de 85 vitórias, invicto, como amador, com 69 nocautes, 40 no primeiro assalto. Foi campeão do New York Golden Gloves aos 19 anos e se profissionalizou logo depois, ainda em 1940. Onze anos depois já tinha o incrível cartel profissional de 128-1-2, com 84 nocautes. Foi campeão dos meio-médios entre 1946 e 1951, quando conquistou o título dos médios. Se aposentou em 1952, voltou dois anos e meio depois, para reconquistar o título dos médios em 1955. Foi o primeiro lutador a ser campeão mundial cinco vezes, o último deles conseguido aos 38 anos. Aposentou-se com 202 lutas profissionais, com um cartel de 175-19-6, com 2 no contest, em 26 anos.

Robinson tinha uma versatilidade imensa, mostrava potência e habilidade com ambos os punhos. Era dono de rápidos jabs e grande potência nos golpes, considerado o dono do mais vasto repertório da história do boxe. Adquiriu um nível de treinamento tão elevado que dizia: "Eu não penso no ringue. É tudo instinto. Se você parar para pensar, está acabado!". O termo pound-for-pound, largamente usado para comparar lutadores de categorias diferentes, foi motivado por Robinson. A foto acima é a capa da biografia do lutador.

Sugar Ray Robinson faleceu em 12 de abril de 1989, quando sofria do Mal de Alzheimer.

Jake LaMotta e "O Massacre do Dia dos Namorados"


Muitas rivalidades existiram na carreira do gênio, mas a mais incrível foi contra Jake LaMotta, integrante do Hall da Fama. Eles lutaram seis vezes, com cinco vitórias de Sugar. Venceu a primeira, em outubro de 1942, na decisão unânime por pontos. Invicto em 40 lutas, Sugar perdeu a revanche para LaMotta, 7kg mais pesado, no ano seguinte. Foi derrubado no oitavo assalto e perdeu por pontos. Vinte e um dias depois (isso mesmo!), voltaram a se enfrentar e Sugar venceu pela segunda vez. Em 1945, mais duas vitórias de Sugar por pontos.

A última delas, em 14 de fevereiro de 1951, teve o apelido de "St. Valentine's Day Massacre", o dia dos namorados dos EUA. LaMotta era o campeão dos médios e foi surrado impiedosamente por Robinson. O final do combate foi uma das coisas mais impressionantes que já vi. Sugar batia de todos os modos, LaMotta apenas encaixava (assimilava), mas não acertava nenhum contra-golpe. Robinson, exausto de tanto bater, não conseguiu colocar o adversário na lona. A luta foi interrompida pelo árbitro no 13º assalto, com LaMotta entregue, quase pendurado nas cordas. No final, Jake se aproximou de Sugar e disse: "Você não me derrubou. Você nunca conseguiu me derrubar.". O vídeo abaixo mostra o incrível final da luta.

O combate foi visto por mais de 60 milhões de pessoas, na maior audiência esportiva até então.




Honrarias

Melhor lutador do século XX, pela Associated Press.
Melhor lutador peso-por-peso de todos os tempos, pela Ring Magazine, em 1997.
Melhor lutador de todos os tempos, pela ESPN.com, em 2007.
Décimo-primeiro na lista dos 100 Greatest Punchers, pela Ring Magazine, em 2003. Mike Tyson é o 16º.

Frases Marcantes

"Alguém um dia fez uma comparação entre Sugar Ray Leonard e Sugar Ray Robinson. Acredite em mim, não há comparação. Ele foi o maior."
Sugar Ray Leonard, ex-campeão mundial e integrante do Hall da Fama

"Sem dúvidas o melhor lutador peso-por-peso que já viveu."
Jake LaMotta

"O rei, o mestre, meu ídolo."
Muhammad Ali, ex-campeão mundial dos pesados e integrante do Hall da Fama

"O melhor lutador que já pisou em um ringue."
Joe Louis, ex-campeão dos pesados, integrante do Hall da Fama e amigo de Sugar

Nenhum comentário: