quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MMA-Brasil.com Opinião (I): O Artista e o Atleta, parte II

GSP é o melhor atleta do UFC. GSP é o melhor wrestler do MMA. GSP é um futuro integrante do Hall da Fama. GSP é o melhor lutador do mundo, pound-for-pound. Georges St-Pierre atrai hipérboles como poucos lutadores no mundo. Ranqueado como top 3 em todos os rankings pound-for-pound do MMA, o canadense Georges St-Pierre é o atual detentor do cinturão da divisão Welterweight (meio-médio) do UFC.

Como havia sido comentado no post de apresentação do UFC 94, se um lutador depender de mau condicionamento de GSP para enfrentá-lo, está perdido. Não há a menor possibilidade de o canadense entrar despreparado para uma luta, seja ela quando, aonde ou contra quem for. No MMA atual ninguém aguenta o forte ritmo de St-Pierre por cinco rounds. Alguns dirão que o Rush não é melhor atleta que Brock Lesnar, duas vezes Division I All-American wrestler e campeão nacional, ainda fez uma pré-temporada na linha de defesa do Minnesota Vikings, da NFL. Outros citarão Kevin Randleman, duas vezes campeão nacional da Division I de wrestling e integrante do Hall da Fama da Ohio State University. Outros ainda poderiam ser postos. Por mais que a definição de atleta seja controversa, não há dúvidas sobre o elevadíssimo nível atlético alcançado por GSP. Veja o UFC Primetime exibido antes do UFC 94 e não tenha mais dúvidas.

Do mesmo modo, sempre vai surgir alguém dizendo que o wrestling de Randy Couture, Dan Henderson ou Matt Hughes atingiram níveis superiores ao de GSP. Porém o próprio Hughes foi varrido por St-Pierre em duas oportunidades. Inclusive a lista de wrestlers superados pelo Rush é grande.

A questão do Hall da Fama é relativamente mais tranquila. Se Dan Severn e principalmente Ken Shamrock estão no Hall, acredito que ninguém se incomodará com uma futura presença de GSP. O canadense ainda não tem uma história como os outros integrantes (Royce Gracie, Randy Couture e Mark Coleman), mas se analisarmos que Rush venceu categoricamente Josh Koscheck, Jon Fitch, Sean Sherk, Matt Hughes, Matt Serra e BJ Penn, todos campeões ou top contenders na época das lutas, vemos que St-Pierre está no caminho certo que o levará ao Hall.

Se o canadense conseguiu superar grandes wrestlers, mostrou também que se adapta ao jogo de chão. A facilidade com que GSP passou a guarda de BJ Penn (por favor, sem papo de que GSP foi beneficiado pelo episódio da vaselina) no sábado passado mostrou que a faixa preta de jiu-jitsu dada por Bruno Fernandes foi merecida. Penn foi o primeiro não-brasileiro campeão mundial de JJ na faixa preta, além de ter uma flexibilidade incomum, o que o torna um adversário dificílimo de superar no chão.

Ainda, o havaiano tem um boxe afiadíssimo. E no standup, GSP teve outra imensa superioridade, aproveitando sua origem no Karate Kyokushin, nos treinos de Muay Thai com ninguém menos que Anderson Silva e na sua preparação de boxe. Sua performance em pé terá mais um teste duro na próxima luta, quando defenderá o cinturão contra o brasileiro Thiago Alves. Pitbull tem um Muay Thai monstruoso e foi apontado por todos como o lutador que mais evoluiu em 2008. Caso passe por Pitbull, o UFC pensa em subir GSP de categoria, fazendo-o enfrentar Anderson Silva, pelo cinturão dos médios, numa superluta em que o vencedor provavelmente terá seu passaporte para o Hall da Fama carimbado.

Rush leva a carreira a sério. Sua preparação com treinos no Canadá, Brasil e Japão rendem um plano de luta exaustivo, que é seguido à risca e com perfeição por GSP. Seu técnico, Greg Jackson, declarou após a luta de sábado: “Eu não poderia estar mais feliz. Georges é um atleta fantástico muito inteligente. Nós queríamos que ele usasse muito o wrestling no dois rounds iniciais and get that lactic acid going. Ir do aeróbio para o anaeróbio. Ser imprevisível”.

Condicionamento físico soberbo, fantástico wrestling, ótimo no chão, fortíssimo em pé, estrutura de equipe e treinos acima da média, bastante inteligente. Hipérboles que resultam em um atleta completo. Alguém tem dúvidas que GSP é O Atleta do MMA? Eu não tenho.

Um comentário:

Antonio disse...

Ele é o cara! Em certo sentido, acho que ele tá começando um segundo ciclo de revolução no esporte.

O primeiro, duro dizer, quem sedimentou foi o Tito Ortiz quando começou a chamar os melhores de cada estilo pra treinar com ele. Tinha uma época que Tito Ortiz era o "rei do cardio" no UFC.

A diferença é que Tito Ortiz era um cara medíocre com um treino diferenciado acima da média.

GSP é um cara com dote genético e destreza sem igual que tá desenvolvendo um treinamento técnico e físico estratosférico.

Eu também acho que é o caminho do futuro.