sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

UFC 95 Sanchez vs Stevenson: Card Principal

De volta à O2 Arena, em Londres, o UFC chega à edição 95 com um card sem grandes nomes, mas repleto de promessas. Assim como já foi mostrado pelo Antonio no card preliminar, nas lutas principais o panorama não será diferente. Além da luta principal entre os leves Diego Sanchez e Joe Stevenson, poderemos acompanhar o duelo dos médios que podem trazer algum barulho para a divisão, Damien Maia e Chael Sonnen. Maia se juntará a Wilson Gouveia, Paulo Thiago e Junior Cigano como os representantes nacionais no evento.

Paulo Thiago vs Josh Koscheck

Revelado no Jungle Fight e empresariado por Wallid Ismail, o meio-médio Thiago faz sua estréia no UFC encarando uma pedreira. O policial brasiliense aposta no fator surpresa para vencer, já que Kos declarou que nada sabe sobre o brasileiro. Para defender sua invencibilidade de dez lutas no MMA, Thiago precisará contar muito com seu queixo de aço para aguentar a pressão do adversário e leva-lo para o chão, onde se sente em casa (venceu 7 das 10 lutas por finalização).

Kos levará seu conhecido estilo alucinado para o octógono. Revelado na primeira temporada do The Ultimate Fighter, Josh vai tentar pressionar o brasileiro a qualquer custo e utilizar muito suas técnicas de defesa de queda para neutralizar o ponto forte do adversário.

Depois de declarar que nunca estuda nada sobre seus adversários e dizer que sequer viu uma foto de Paulo Thiago, Koscheck merece tomar uma lição para aprender que o MMA está no meio de uma revolução e que ele, com este comportamento, anda na contramão da evolução. Apesar disso, o americano leva amplo favoritismo nas casas de aposta.

Damien Maia vs Chael Sonnen

Sonnen é um wrestler, ex-atleta obscuro do UFC que foi "rebaixado" para o WEC. No evento menor, não obteve grandes resultados até novembro último, quando tirou a invencibilidade do brasileiro Paulo Filho, tido por muitos como único capaz de vencer Anderson Silva na divisão dos médios. Esta vitória o trouxe de volta ao UFC. Sonnen é membro da Team Quest, equipe que tem três lutadores batidos pelo adversário de sábado.

O brasileiro Damien Maia, formado em jornalismo, defende uma invencibilidade de dez lutas no MMA. Seu estilo clássico de jiu-jitsu chama atenção. Quem viu a facilidade com que o faixa preta derrotou Nate Quarry no UFC 91 pode comprovar o estilo preferido de Demian, de finalizar o adversário sem se machucar e sem machucá-lo, como prega a filosofia da arte suave. O paulista venceu todas suas lutas no UFC através do não menos clássico mata-leão. Bicampeão Mundial de jiu-jitsu, tri da Copa do Mundo e campeão do ADCC, não é difícil imaginar como Maia desenvolverá sua luta.

Veremos o clássico Jiu Jitsu x Wrestling, Brasil x EUA. Apesar do barulho feito em cima do americano, acredito que Sonnen será mais um degrau rumo à luta contra Anderson Silva para Demian Maia.

Wilson Gouveia vs Nate Marquardt

Depois de perder no UFC 84 para Goran Reljic, o cearense decidiu baixar de categoria, ao ouvir uma recomendação médica. Lutando agora na divisão dos médios, Gouveia vem de duas vitórias categóricas por finalização. Faixa preta de Jiu Jitsu e dono de mãos pesadas, o brasileiro diz que a mudança de categoria foi benéfica, pois sente-se mais forte que os adversários. Atleta da ATT, vem treinando duro para desafiar Spider Silva pelo cinturão.

Nate The Great é um lutador experimentadíssimo, com 40 lutas no MMA em dez anos de carreira profissional. Inteligente, com boas táticas de luta, Marquardt tenta retomar seu rumo, depois de ser derrotado por Anderson e Thales Leites, que se enfrentam no próximo evento. Tambem faixa preta de Brazilian Jiu Jitsu e com grande história no Pancrase, Nate treina na equipe de Greg Jackson, técnico de Georges St-Pierre.

Será uma luta muito dura, com ambos os lutadores de volta à boa fase. Quem vencer se aproximará um pouco mais da chance pelo título dos médios.

Dan Hardy vs Rory Markham

O combate de meios-médios que antecede a luta principal traz mais um combate EUA vs Inglaterra no UFC 95. O inglês Dan Hardy fez sua estreia tambem em casa, quando venceu Akihiro Gono no UFC 89. Com 27 lutas de MMA e com passagem pela Strikeforce, Hardy treina Jiu-Jitsu e Muay Thai na Team Rough House.

Markham, lutador de Muay Thai e Caratê Kyokushinkai, treinando na Miletich Fighting System e ex-integrante da IFL, fez sua estreia no UFC em julho, ao vencer Brodie Farber no UFN Silva vs Irvin, quando levou o prêmio de nocaute da noite, conseguido com um chute na cabeça, golpe clássico do seu estilo de caratê.

Diego Sanchez vs Joe Stevenson

A luta principal do evento será a estreia do mexicano Diego Sanchez na divisão dos leves. Muito mais alto que a maioria da categoria (ele é ex-médio e tem 1,80m), Sanchez é um fortíssimo candidato a tirar de BJ Penn o cinturão do UFC. Conhecido pelo apelido de Nightmare, Sanchez quer mostrar que realmente será o pesadelo da divisão. E não vem poupando esforços para tal, chegando inclusive a treinar em altitude superior a 2.200m, para melhorar seu condicionamento físico. Pupilo de Saulo Ribeiro, seis vezes campeão mundial de jiu-jitsu, Sanchez aposta tudo em sua performance no chão para finalizar Stevenson e seguir na caça de Penn.

Dez centímetros menor que o oponente, o Paizão, wrestler, faixa preta de jiu-jitsu de Robert Drysdale e campeão do TUF 2, é um lutador experiente (recorde de 29-9), muito raçudo, bom de queda e luta de chão, mas está num nível abaixo do adversário. Depois de perder para Kenny Florian e BJ Penn, Stevenson tenta mostrar contra Sanchez que amadureceu e pode voltar a merecer uma chance de disputar o cinturão.

Como a maioria dos grandes nomes da divisão está fora do UFC, Sanchez poderá representar um perigo real e imediato para o reinado de BJ. Caso Diego consiga se encontrar com um peso muito abaixo de seu normal e imponha seu ritmo, acredito que Stevenson não terá muita chance no combate. As bolsas de apostas casam 3 contra 1 a favor de Sanchez.

Nenhum comentário: