segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

UFC 95 Sanchez vs Stevenson: Resultados

O evento de sábado foi bastante interessante. Todos os brasileiros se apresentaram bem e quase todos saíram com vitórias. As lutas foram boas e, por terem sido curtas, conseguimos ver todas elas.

Paul Kelly derrotou Troy Mandaloniz via Decisão (30-27, 30-27 e 30-28)
Os dois lutadores fizeram uma luta interessante, começando num ritmo rápido com muita trocação. Kelly dominou em pé e levou a luta para o chão nos 3 rounds, de onde acertou diversos golpes em Troy que tentou algumas submissões sem sucesso. Luta boa pela quantidade de atividade dos atletas, mas sem muita técnica.

Mike Ciesnolevicz derrotou Neil Grove via Chave de Tornozelo aos 1:03, R1
Como esperado, Mike levou a luta rapidamente para o chão onde Mike tentou uma chave de tornozelo, Neil conseguiu sair e, por sua vez tentou aplicar o mesmo golpe, mas ao fazê-lo Neil deixou sua próprio perna sobrando. Mike percebeu o vacilo e rapidamente aplicou uma torção de tornozelo cruzada em Grove que bateu tarde e saiu da luta mancando bastante.

Evan Dunham derrotou Per Eklund via TKO aos 2:13, R1
Luta rápida, Eklundo começou com um cruzado que derrubou Evan. Mas no chão Dunham aplicou uma guilhotina e conseguiu sair da situação de perigo. De volta em pé, foi a vez de Evan acertar um cruzado que levou Eklundo ao chão. Dunham não perdoou e continuou golpeando sem encontrar defesa, forçando o juiz a parar a luta.

Júnior dos Santos derrotou Stefan Struve via TKO aos 0:54, R1
Stefan demonstrou um kickboxing amador não conseguiu acompanhar as mãos de Júnior e acabou atropelado por socos. Acuado, foi balançado por um cruzado de esquerda e derrubado por um direto de direita antes do juiz parar a luta. Apesar do holandês estar consciente no momento final, era claro que Stefan não estava conseguindo se defender.

A vitória é importante para manter Júnior no UFC. Porém, tendo lutado menos de 3 minutos pela organização, ainda estamos para ver tudo aquilo que esse brasileiro realmente é capaz.

Terry Etim derrotou Brian Cobb via TKO aos 0:10, R2
No primeiro round Cobb tentou levar a luta para o chão e conseguiu por duas vezes, mas não conseguiu se manter ativo na posição. De pé, Etim acertou diversos chutes potentes nas pernas de Brian. Na abertura do segundo round, Terry acertou um chute na cabeça que derrubou Brian, Etim acerta vários socos no oponente caído e a luta chega ao final.

Paulo Thiago derrotou Josh Koscheck via TKO aos 3:29, R1
Os dois lutadores começaram se estudando bastante, Koscheck buscando a aproximação e Thiago circulando e mantendo a distância. O brasileiro parecia acuado em pé, Koscheck entrava e conseguia acertar alguns golpes. Thiago respondia com chutes na perna e tentava entrar com um jab, mas ainda desconfortável. Parecia que americano conseguiria uma vitória por KO a qualquer momento e, logo quando Joe Rogan critivaca o boxe do brasileiro, Koscheck entrou para jabear e encontrou um gancho monstro de Thiago que emendou com um cruzado de esquerda. O americano caiu de olhos virados e o juiz parou a luta.

A parada foi a mais polêmica de uma noite cheia de paradas que foram disputadas. Porém, dificilmente Koscheck se recuperaria do golpe, o juiz apenas evitou mais punição para o americano. Importantíssima vitória para o brasileiro que vence um dos 5 melhores meio-médio do mundo em sua estréia no UFC.

Demian Maia derrotou Chael Sonnen via Triângulo aos 2:37, R1
Maia chuta o corpo de Chael que o empurra para o chão, mas permite que o brasileiro se levante. O wrestler americano demonstra muito respeito pelo jiu de Demian e se recusa ir para o chão, mesmo caindo por cima. Maia tenta aplicar uma bahiana de qualquer jeito e acaba na guarda. Chael tenta se levantar e, depois de tomar um soco na guarda, consegue. Maia pressiona e coloca Chael contra a grade e ali Maia finaliza a luta de forma absolutamente genial. Ele vai para o clinch e dá uma belíssima queda lateral, matando o braço esquerdo de Chael e passando sua perna direita sobre o ombro do americano, preparando um triângulo. Armadilha armada, Chael tenta sair de baixo e Demian se deixa raspar, puxando a guarda e fechando o triângulo.

Maia está em outro nível. Tem 5 lutas no UFC, 5 vitórias e 5 submissões (4 delas ganharam o prêmio de submissão da noite). O paulistano tem tanta confiança em seu jiu-jítsu que é dos poucos lutadores de MMA que ainda entra para o clinch de qualquer jeito, sem se importar se acabará por baixo. Nos fóruns muita gente já o aponta como o lutador pra bater Anderson Silva.

Nate Marquardt derrotou Wilson Gouveia via TKO aos 3:10, R3
Os dois lutadores começam se estudando, mantendo a distância e chutando. Marquardt se move mais e busca o contra-ataque enquanto Wilson o persegue num ritmo constante pelo octógono. Em três oportunidades, Marquardt tenta contra-golpear com um Super-homem, na última delas caindo numa guilhotina no minuto final. Nate consegue escapar da submissão e golpear o brasileiro no final do round. No segundo round Gouveia parece sentir o cansaço enquanto Nate aumenta o ritmo. O americano tomou as costas do brasileiro, deu cotoveladas no chão, tentou uma guilhotina e acertou uma série de socos, chutes e joelhadas no brasileiro que fez pouco. No último round, como de costume, Gouveia parecia exausto, o fim parecia eminente e veio através de uma combinação que começou com uma joelhada voadora e, depois de vários chutes, colocou um exaurido Wilson sentado contra a grade.

Se por um lado a luta deixou claro que Wilson teria condições técnicas de almejar algo maior no UFC, parece que ele nunca terá a disciplina suficiente para fazê-lo. Com a vitória, Marquardt volta a se colocar em posição de desafiante. Se o UFC seguir o mais lógico, Yushin Okami deve ser o próximo a lutar contra o campeão e Maia x Marquardt determinaria o desafiante seguinte.

Dan Hardy derrotou Rory Markham via TKO aos 1:09, R1
Hardy vem focado para tentar uma vitória em casa, mas fica na defensiva, obviamente buscando explorar um contra-golpe no jogo de Markham que é cheio de buracos. E é exatamente isso que acontece, quando Rory erra, é pego com um cruzado de esquerda perfeito que o leva a lona. O inglês cobre o oponente de socos e o juiz intervém.

Diego Sanchez derrotou Joe Stevenson via Decisão (29-28, 29-28 e 30-27)
O péssimo planejameno de Joe Stevenson fez com que ele desperdiçasse mais uma oportunidade de brilhar no UFC. Durante os três rounds da luta Joe apenas perseguiu Diego com jabs e, de vez em quando, aplicando algumas combinações com as mãos. Joe não deu um chute ou tentou quedar Diego, apenas reagia a seu oponente que mostrava um jogo muito mais variado. Sanchez se movimentou bastante, usou as mãos, as pernas e levou a luta pro chão quando quis. A luta teve seus momentos mais emocionantes nos poucos momentos em que os lutadores tiveram de usar jiu-jítsu.

Ainda não se pode afirmar que Sanchez é uma força na divisão. A apresentação do lutador não foi ruim, mas a impressão é que a vitória veio muito mais pela previsibilidade de Stevenson do que pela destreza de Sanchez.

Nenhum comentário: