domingo, 8 de fevereiro de 2009

O "Tyson Branco" mantém o cinturão


Na noite de ontem o pugilista uzbeque Ruslan Chagaev manteve seu cinturão dos pesados pela Associação Mundial de Boxe ao vencer o costarriquenho Carl Davis Drumond, em Rostock, Alemanha. O campeão de 30 anos, conhecido pelo infeliz apelido de Tyson Branco, permanece invicto com 24 vitórias e um empate. Drumond conheceu sua primeira derrota, depois das 26 lutas da carreira, onde venceu todas. O resultado manteve o predomínio dos lutadores do antigo bloco soviético na divisão dos pesados. Além de Chagaev, o russo Nikolay Valuev e os irmãos ucranianos Wladimir e Vitali Klitschko também detém cinturões mundiais.

O que pode causar estranheza por parte dos fãs de MMA foi o modo com que Chagaev conseguiu a vitória. No quarto assalto, uma cabeçada acidental (o costarriquenho faz uso constante dos movimentos de cabeça, coisa rara no MMA) fez com que abrisse um corte profundo no supercílio do campeão. Como começou a sangrar demais, o árbitro Gustavo Padilla parou a luta para que Chagaev fosse atendido pelo médico. A luta prosseguiu, mas no sexto assalto foi novamente interrompida. No intervalo para o sétimo, o árbitro chamou os lutadores e encerrou o combate, que foi para a decisão dos juizes. Os três deram a vitória a Chagaev, por 58-56 (duas marcações) e 60-54.

Provavelmente a próxima luta do campeão canhoto será contra o gigante russo Nikolay Valuev, também detentor do mesmo cinturão. A luta vai definir quem fica de posse definitiva do título. Chagaev era o campeão até se contundir no tendão de Aquiles em 2007. Valuev então conquistou o cinturão interino. Agora ambos se enfrentarão novamente, ainda em 2009. Chagaev venceu Valuev por pontos em abril de 2007, quando tomou o cinturão do gigante.

Nenhum comentário: