quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fedor deu sorte?

Antes de entrarmos no clima do UFC 94, com o post da luta (amanhã) e o Round Zero (na sexta), um último assunto sobre o Affliction 2. Muito ainda tem se falado pelos foruns e programas que cobrem MMA pelo mundo sobre a luta principal do Affliction 2, entre o campeão dos pesados da WAMMA, Fedor Emelianenko e o desafiante Andrei Arlovski. Não por ter terminado em vitória de Fedor, que não é nenhuma novidade na carreira do russo. O que chamou atenção e tem ouriçado o público foi o desenrolar e o desfecho da luta.

Acho que é ponto de concordância para todos que o Pitbull estava com a luta sob controle. O boxe bem afiado pelos treinos com Freddie Roach estava dando resultado, mantendo Fedor e seu feroz ataque longe. E, pelo menos aparentemente, a tática definida pelos treinadores do bielorrusso estava funcionando, até o fatídico momento em que Andrei se empolgou e botou tudo a perder. Eu disse aparentemente porque Fedor declarou que não se sentiu em apuros em momento algum da luta.

Aí começa a polêmica. Na entrevista após a luta, Fedor falou: "Eu sabia que Arlovski poderia cometer um erro, vi a oportunidade e a capitalizei". Muita gente boa chegou a ficar na dúvida se Fedor fingiu estar sentindo ou se realmente os golpes de Arlovski faziam efeito. Sobre isso o russo falou: "Mas não me machuquei. Os socos de Andrei não me causaram danos e eu não os senti na maioria". A discussão aqui vai longe...

Mas um ponto vale ser levantado. Esta não foi a primeira vez que um lutador deixa Fedor Emelianenko em perigo num combate. Em outras duas oportunidades, Fedor ficou com um pé na vala. Vamos rapidamente relembrar:

Fedor vs Randleman, PRIDE Critical Countdown 2004, 20 de junho de 2004

Fedor sofreu uma das mais espetaculares quedas da história do MMA. Randleman o ergueu pela cintura e aplicou um suplex (suplê), jogando o russo violentamente com a cabeça no chão, caindo por cima. Rapidamente Fedor inverteu a posição e, em questão de segundos, travou uma chave americana (kimura) perfeita e finalizou o americano. Posicione o vídeo abaixo em 50s e veja:



Fedor vs Fujita, PRIDE 26, 8 de junho de 2003

O momento de maior agonia da carreira do supercampeão até hoje. O japonês, que poucos segundos antes havia encaixado um justo cruzado de esquerda em Fedor, acertou um violentíssimo cruzado de direita, que pegou em cheio no queixo do russo. Fedor não foi a knockdown por milagre, mas balançou e dobrou os joelhos. Num lance de gênio, conseguiu raciocinar e foi para o clinch, levou uma queda, mas puxou para a guarda, manteve o japonês colado ao seu corpo e teve tempo de respirar e se recuperar. Menos de um minuto depois conseguiu se levantar. Já em stand up, encaixou um forte chute no tronco, seguido de um cruzado no queixo, que derrubaram o japonês. Fedor então se aproveitou para pegar as costas e rapidamente encaixar um clássico mata-leão, finalizando o adversário. Para ter uma idéia de como foi difícil para Fedor pensar numa saída no momento que levou o segundo cruzado, basta lembrar da luta entre Minotauro e Frank Mir. O brasileiro, inteligentíssimo e mestre da arte no chão, não conseguiu ter esta reação e acabou nocauteado.




Conclusão

A primeira, mais óbvia, é que, das três lutas, realmente Fedor pareceu estar sob controle no combate contra Arlovski. Se ele não foi nocauteado nas duas anteriores, é razoável acreditar qu os golpes de Andrei realmente não estivessem fazendo o efeito desejado.

E dois pensamentos se encaixam aqui. Sorte, na minha concepção, é o encontro da competência com a oportunidade. Tanto Fujita quanto Randleman e Arlovski tiveram a oportunidade, mas não a competência de acabar com a luta. E Fedor, quando tem a chance, não a desperdiça. Sob este ponto de vista então, o campeão teve muita sorte. Além disso, MMA não é loteria. Loteria é Mega Sena. MMA é a junção de trabalho, talento e estratégia. Como é um cara talentoso, trabalhador e com estratégias sempre bem definidas, mostrou o que é o MMA atual.

O que eu sei, no fundo, é que a lenda de Fedor Emelianenko ganhou mais um capítulo no sábado passado.

Nenhum comentário: