quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Helio Gracie, obrigado por tudo


Maior nome do jiu-jitsu brasileiro, o lendário Helio Gracie morreu hoje em Itaipava, região serrana do Rio, aos 95 anos muito bem vividos em prol do esporte. Dentre outros, Helio é o pai de Rickson, Royce, Royler, Rorion e Rolker.

Helio deixou como legado simplesmente o estilo que ficou mundialmente conhecido como Gracie Jiu-Jitsu, ou simplesmente Brazilian Jiu-Jitsu, respeitadíssimo no mundo do MMA, que seus filhos Rickson e Royce tornaram famoso no PRIDE e UFC. O patriarca aprendeu o jiu-jitsu com seu irmão Carlos, mas desenvolveu um estilo próprio, baseado em alavancas e lançando mão de uma dieta especial, disseminada pelo clã dos Gracie. Outra grande revolução implementada pelo jiu-jitsu brasileiro é a guarda, onde Mestre Helio desenvolveu um meio eficiente de lutar e finalizar o combate mesmo estando embaixo do adversário. Este estilo fazia com que ele, com físico franzino, levasse vantagem no confronto contra adversários muito maiores e mais pesados do que ele. Helio ainda era 6o dan de judô. Rodou o país para mostrar que sua arte era superior, chegando a lutar inclusive no Maracanãzinho.

"O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos, são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu."

Descanse em paz, mestre. Que sua memória seja reverenciada como a de Jigoro Kano.

Nenhum comentário: