domingo, 25 de janeiro de 2009

Obrigado, HBO!


Antes de mais nada, gostaria de agradecer à rede HBO Brasil por ter nos dado o privilégio de assistir à segunda edição do Affliction, o Day of Reckoning, transmitido ao vivo para o Brasil pela HBO Plus. Pelo que entendi na transmissão, o MMA vai entrar na grade do canal, que já conta com transmissões de grandes lutas de boxe. Pelo menos as edições do Affliction serão transmitidas.

Mesmo com o fato de a emissora ter escalado uma dupla de narrador e comentarista de boxe, que entendem menos de MMA, ainda assim valeu a pena. Concorrência honesta é saudável, tanto do Affliction em relação ao UFC, como da Golden Boy Promotions e M-1 Global com a Zuffa e da HBO em relação ao Sportv. A concorrência faz o público ter mais eventos de qualidade, mais oportunidades de transmissão e isso tudo ajuda no crescimento do esporte. Nós, o público consumidor, só temos que agradecer.

Mas que sirva de alerta para que, nas próximas transmissões, o canal se preocupe em escalar profissionais que conheçam o assunto, para evitar cair em chacota com o público, como já anda acontecendo em alguns foruns de MMA no Brasil. Pode aproveitar os próprios Delano Vaz e Marcos César, que entendem de boxe e podem rapidamente aprender MMA a ponto de fazerem excelentes transmissões.

É preciso tomar cuidado com algumas coisas. O MMA ainda sofre o preconceito de ser um esporte violento, de ser briga e etc. Então os profissionais envolvidos com a transmissão devem sempre evitar usar termos como "Sokoudjou ficou a alguns segundos da morte". Um leigo ouvir isso é um perigo para a imagem do esporte. Evitar também que certo lutador entra para machucar, para causar danos no adversário. O MMA não é isso.

Por outro lado, a falta de maior conhecimento específico nos livrou de comentários cheios de patriotadas desnecessárias. Foi uma transmissão mais sóbria. Nada de dizer que "fulano deu azar e foi nocauteado" ou "luta é loteria". Loteria é Mega-Sena, Quina, Timemania. Luta é talento, trabalho e estratégia. Outro ponto para a HBO.

Para finalizar, deixo disponibilizada a página de atendimento ao cliente do canal. Vale a pena ir lá e agradecer pela iniciativa, mesmo que você ainda não tenha assinatura do canal. A gente costuma lembrar disso sempre na hora de reclamar de algo. É bom também lembrar na hora de elogiar. Eu já fiz a minha parte.

Nenhum comentário: