domingo, 25 de janeiro de 2009

O Fenômeno está de volta!

A luta principal do Affliction 2 Day of Reckoning, disputado nesta madrugada no Honda Center, em Annaheim, California, era a disputa do cinturão dos pesados da WAMMA, entre Fedor Emelianenko e Andrei Arlovski. Mas o grande momento da noite foi a fantástica vitória de Vitor Belfort contra o duro Matt Lindland. O Phenom fez todos relembrarem o garoto de 19 anos que assombrou o mundo, com velocidade e força, ao se tornar campeão do UFC entre os pesados.

Os brasileiros ainda tiveram outros grandes resultados, com as vitórias de Renato Sobral sobre Thierry Sokoudjou e de Antonio Rogério Nogueira sobre Vladimir Matyushenko (que havia sido o primeiro a derrotar o Minotouro), no undercard.

Babalu vs Sokoudjou

O camaronês deu mais uma prova que as vitórias conseguidas contra Ricardo Arona e Rogério Minotouro, no início da carreira, foram mais obra do acaso do que mérito do Assassino Africano. Sokoudjou até que começou bem a luta, desferindo alguns golpes, aproveitando sua mão pesada. Mas, mesmo na luta em pé, estava sendo dominado. Para piorar, foi posto para baixo algumas vezes, até com certa facilidade. E isso, contra um perito na arte como Babalu, é pedir para perder.

No segundo round o brasileiro conseguiu um double leg e levou novamente a luta para o chão. Trabalhou a postura muito bem, conseguiu pegar o pescoço de Sokoudjou, encaixou uma anaconda choke (triângulo de mão), rodou o camaronês e fechou. Só restou a Sokoudjou bater três vezes para não apagar. Fazia tempo que eu não via um wrestler cair tão facilmente com um double leg.

Belfort vs Lindland

E o Fenômeno está de volta! Depois de nocautear Terry Martin no Affliction Banned, Vitor Belfort mostrou que não está para brincadeiras. A luta contra o duro wrestler americano Matt Lindland tinha tudo para ser complicadíssima, uma vez que Lindland é considerado um dos melhores médios do mundo, mas Vitor tratou de facilitá-la rapidamente. Precisou de menos de 40 segundos para, com a mesma velocidade e pegada que apresentou aos 19 anos, acertar uma esquerda violentíssima e mandar Lindland em estado precário para a lona. Como um foguete, o Phenom partiu para o ground'n'pound matador, imediatamente interrompido pelo árbitro, preocupado com o estado inconsciente de Lindland na lona.

O trabalho de Vitor foi lindo. Como nos velhos tempos, bloqueou o único soco desferido pelo americano na luta, pendulou rapidamente e atacou com ferocidade e precisão. Vitor acertou simplesmente 100% dos golpes que lançou. No final, enquanto os médicos ajudavam na recuperação de Lindland, Belfort abraçou a esposa e falou na entrevista que velocidade e precisão são as chaves para a vitória.

O cara está de volta. Em condições físicas e técnicas como vimos ontem, está aí um lutador que traria muitos problemas para o reinado de Anderson Silva na divisão Middleweight.

Barnett vs Yvel

Não gostei da luta, apesar da movimentação. O holandês parece ser cria exclusiva do Muay Thai, não sabe nem se virar no chão. Contra um wrestler pesado, é praticamente missão impossível sobreviver. Barnett conseguiu vários takedowns, abusou do ground'n'pound, mas não teve competência para finalizar ou nocautear o adversário, mesmo conseguindo algumas montadas e dominando amplamente a luta.

O holandês só tentava proteger o rosto dos golpes. Em nenhum momento tentou abraçar Barnett pelo peito e encurtar a distância, impedindo os ataques do GnP. No terceiro round, depois de levar muito soco e cotovelada a luta inteira, Yvel resolveu desistir. Como não venceria mesmo, pelo menos encurtou o sofrimento. Não tinha porque ficar ali levando socos e cotoveladas, sem reagir.

Fedor vs Arlovski

Durante três minutos, Andrei Arlovski aparentou realmente ter encontrado um meio para vencer Fedor Emelianenko. Neste tempo o bielorrusso se aproveitou da maior envergadura, que lhe proporcionava maior alcance, da maior velocidade e da ótima preparação que teve com o treinador Freddie Roach. O Pitbull começou a luta com uma excelente postura, com a guarda fechada, disparando bons socos no rosto e chutes na perna do russo. Como visto rarissimamente, Fedor chegou a ficar acuado. Arlovski acertou bons golpes, forçando o russo a encurtar a distância e travar no clinch. Fedor tentou colocar Arlovski para baixo, mas o Pitbull se defendeu bem e o lendário árbitro Big John McCarthy intercedeu e fez a luta voltar para o centro, em pé.

Quando acertou uma bela direita, seguida de um chute que mandou Fedor balançando contra as cordas, Arlovski se sentiu no céu. Percebeu um momento de fraqueza do campeão e se empolgou. Preparou uma joelhada voadora, pulou e... pimba!, levou uma monstruosa marretada em forma de cruzado de direita, que atingiu em cheio a ponta do queixo no meio do voo e fez imediatamente o bielorrusso voltar de sua viagem, caindo de cara no chão, quando o cronômetro marcava 3:14min de luta. Sem entrar no mérito de sorte ou genialidade, uma coisa é indiscutível: o timing de contra-ataque do Fedor é simplesmente magnífico. Confira na animação abaixo:

Pelo scout da transmissão vimos que Fedor acertou apenas 9 golpes, com menos de 40% de índice de acerto. Com quase o dobro de aproveitamento, Arlovski dominava a luta e parecia ter a tática certa para levar a luta para a decisão e vencê-la, como disse o Antonio, no Round Zero de sexta. Quando dos nove socos lançados, um deles é aquela bomba, fica muito complicado para qualquer ser humano não tombar.

Arlovski foi o quinto campeão do UFC a ser derrotado pelo Last Emperor. Antes dele, Antônio Rodrigo Minotauro Nogueira (duas vezes), Mark Coleman (duas vezes), Kevin Randleman e Tim Sylvia já haviam sucumbido perante o maior peso pesado da história do MMA. Provavelmente Josh Barnett, amigo pessoal de Fedor, será o próximo desafiante pelo cinturão da WAMMA. Pelo que mostrou hoje, vai ter que treinar vinte vezes mais e melhor para ter alguma chance de vencer o padeiro.

Veja a luta clicando aqui.

Nenhum comentário: