quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

UFC 94 St-Pierre vs Penn 2

Sábado o octógono montado na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, vai tremer! Depois de viajar para a Europa, o UFC 94 volta à cidade e a luta principal do card colocará frente a frente dois dos melhores lutadores do mundo. O canadense Georges St-Pierre defende seu cinturão da divisão Welterweight (meio-médio) contra o americano B.J. Penn, campeão da Lightweight (leves). Além deste combate histórico, que tem tudo para ser uma das melhores lutas de todos os tempos no MMA, teremos um duelo brasileiro pela divisão Light Heavyweight (meio-pesados), entre os invictos Lyoto Machida e Thiago Silva. Outro brasileiro em ação no evento será Thiago Tavares, que enfrentará o armênio Manny Gamburyan pela Lightweight.

Quando a luta principal foi confirmada, ainda no ano passado, li num fórum um comentário de um camarada dizendo que a única chance de B.J. Penn vencer seria se St-Pierre entrasse na luta mal preparado. Bom, acredito que existam outros meios para B.J. vencer esta revanche, porque se depender de má preparação de St-Pierre, pode esquecer... Georges St-Pierre é, na minha opinião, o lutador mais bem preparado do MMA mundial em qualquer divisão, um verdadeiro atleta. Simplesmente não consigo imaginar um dia da vida profissional de GSP em que ele esteja mal preparado. Quem viu os vídeos da preparação dele para este evento (na verdade, para este evento não, para qualquer um) sabe do que estou falando. Quem não viu, pode procurar no canal do UFC no Youtube, ou no próprio site do UFC.

A luta promete muito. O Prodigy foi o primeiro não-brasileiro faixa preta campeão mundial de jiu-jitsu, além de ter um boxe afiadíssimo. Por vir de uma categoria mais baixa, o havaiano terá a velocidade como aliada. Rush tem provavelmente o melhor wrestling e takedown defense do UFC, que equilibrará as tentativas de queda do havaiano, além de um preparo atlético acima da média. Além disso, St-Pierre consegue se virar muito bem em pé, no chão, em qualquer outra posição que a luta venha a se desenrolar.

Penn colocou lenha na fogueira: “St. Pierre disse que Jon Fitch o lembrou o 'Exterminador do Futuro', mas depois dessa luta ele vai pensar que sou Deus, porque vou mais forte que aquilo. O que ele não entende é que serei dez vezes mais rápido que ele... Ele não pode socar o que não consegue alcançar”. Mas depois falou num tom mais sério: “Ele tem um ótimo wrestling, provavelmente o melhor no UFC. Sei que não tem muitos buracos no seu jogo. Faço tudo, mas minha força, sem dúvida, terá que ser meu Boxe e Jiu-Jitsu. Estou encarando essa luta como a minha última”. Se Penn vencer, será o primeiro detentor simultâneo de dois cinturões em categorias diferentes na história do UFC.

Já St-Pierre se prepara para tornar-se o melhor lutador pound-for-pound de todos os tempos e vê a revanche contra Penn como uma oportunidade de dar mais um passo nesta direção. O canadense vem de três lutas sensacionais: a finalização contra Matt Hughes, que já fora considerado o melhor meio-médio de todos os tempos; depois destruiu Matt Serra, recuperando o cinturão. Na última, atropelou Jon Fitch (que também luta no evento de sábado), que estava invicto e era considerado até o momento o grande desafio de St-Pierre.

Em seu blog oficial, o canadense declarou: “Passei pelo melhor treinamento que já tive antes, estou na melhor forma da minha vida. Pessoas dos Estados Unidos, Brasil, França e Canadá me ajudaram muito para fazer disto um sucesso. Eu não poderia estar mais pronto do que estou para esta luta. Eu não sei o que B.J. Penn tem feito em seus treinamentos, mas sei que eu tenho feito tudo que poderia fazer, e que sou um lutador melhor do que da última vez que eu lutei. Eu sei que será muito difícil, e que eu talvez tenha que suportar mais dor do que já tive antes, mas eu não fiz todos esses sacrifícios por nada”.

Na primeira luta entre ambos, pelo UFC 58 USA vs Canada, Rush levou a melhor, numa luta equilibradíssima, decidida pelos juizes em controversa decisão dividida. Mas aquilo foi em março de 2006, muita coisa mudou e ambos os lutadores se tornaram ainda melhores do que eram. É certo que veremos um combate histórico, de dois lutadores tecnicamente fantásticos e no auge de suas carreiras, tanto no plano físico, como no emocional e técnico. É daquelas lutas que você vê quatro ou cinco em toda a vida. O resultado? Imprevisível. Mas como não sou homem de ficar em cima do muro, minha aposta é numa vitória de Georges St-Pierre, por decisão unânime.


Lyoto vs Thiago

No combate dos brasileiros invictos pela divisão Light Heavyweight (meio-pesado) - ambos venceram suas 13 lutas como profissionais -, abre-se uma chance de pintar o próximo desafiante do campeão Rashad Evans. O baiano Lyoto Machida (nascido em Salvador mas radicado em Belém, no Pará), tem um estilo bastante peculiar de luta, baseado no Karate Shotokan, que não causa boa impressão em parte do público, mas que ninguém pode dizer que não é eficiente. A espetacular movimentação dele (já vi gente dizendo que ele foge, o que é um absurdo) e a base invertida o tornam um alvo dificílimo de ser atingido no octógono. Além disso, Lyoto é frio e calmo, nunca o vi desesperado em uma luta. Sabe o que fazer e é muito consciente de suas capacidades e fraquezas. Já foi elogiado pelo chefão do UFC, quando foi apontado como provável futuro melhor pound-for-pound do evento. Lyoto é uma das provas que o MMA é um esporte, não violência aleatória.

Thiago, ex-integrante da Chute Boxe e que atualmente treina na ATT, é faixa preta de jiu-jitsu, mas tem o Muay Thai desenvolvido e é bastante agressivo. Falta-lhe ainda adversários de maior peso no cartel, fato que sobra ao adversário. Lyoto já venceu Tito Ortiz, Rameau Sokoudjou, Stephan Bonnar, Rich Franklin e até B.J. Penn. Thiago declarou que vai caçar Lyoto pelo octógono, cercando o adversário e tirando espaço para a movimentação dele.

Acredito numa luta de muita estratégia. Thiago é mais um casca-grossa na carreira de Lyoto e deve tentar atacar o tempo todo. Machida, totalmente dentro de suas características, deve usar bastante o contra-ataque. O presidente do UFC disse que Machida lutará pelo cinturão, caso vença Thiago. Ele encabeça a lista de brasileiros que visam o título, na frente de Mauricio Shogun e Wanderlei Silva. Aposto numa vitória do Dragão, por decisão unânime.

E você, o que espera desta edição do UFC? Conte para nós na caixinha de comentários! E ainda dá tempo de participar do Round Zero. Mande seu texto para edicao@mma-brasil.com, dizendo porque acha que GSP ou Penn vencerá a luta. Veja o primeiro Round Zero para se familiarizar e participe você também.

Nenhum comentário: