segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Notas da Semana (I)

9 a 15 de fevereiro de 2009, por Antonio Oliveira

Roy Jones Jr. = Boxe + MMA
O famoso boxeador está promovendo o evento em que enfrentará Omar Sheika. A novidade é que, antecedendo o combate principal, ocorrerão três lutas de MMA. O evento chama-se March Badness e será no dia 21 de março. As lutas têm um apelo "marketeiro", mas não deixam de ser interessantes: Seth "Venci Kimbo Slice" Petruzelli enfrenta Doug Marshal, ex-campeão dos meio-pesados do WEC. Roy Nelson (ex-IFL) enfrenta o fora-da-lei Jeff Monson (ex-UFC). Na última luta, Bobby Lashley, uma espécie de Brock Lesnar negro, fará sua segunda luta em MMA contra um oponente a ser definido.

YouTube Camp

Com um cartel de 8-0 (5 vitórias por nocaute) e uma última apresentação cheia de plasticidade, Jon Jones é a sensação do momento. Mas o lutador, que acertou um spinning back elbow em Stephen Bonnar, disse que aprendeu kickboxing na internet. "Não tinha um treinador para luta em pé... Tive que me ensinar... Eu estudava vídeos no YouTube, ou acessava sites diferentes, onde podia ver as lutas do PRIDE... Aprendi os golpes e comecei a praticá-los em treinos... Os vídeos do YouTube podem te ensinar muito. Depende de como você os busca. Se você procurar bastante, pode achar vídeos de seminários com os melhores lutadores do mundo. Basta você levá-los a sério" disse Jones em entrevista ao site SI.com.

(Jon Jones não é o primeiro que aprende a lutar desta forma. O falecido Evan Tanner, ex-campeão do UFC, nunca foi formalmente treinado e aprendeu grande parte do seu jogo com vídeos de artes marciais).

UFC 97 Cancelado?
A Comissão Atlética de Quebec pediu ao UFC para banir joelhadas e cotoveladas no evento programado para o local, cuja atração principal é o confronto entre os brasileiros Anderson Silva e Thales Leites. Como o UFC não admite tais ingerências, há um impasse no diálogo entre as duas partes e a realização do evento não é certa.

UFC 100
Sábado, Dana White falou a uma rádio de Montreal que Georges St-Pierre lutará no card do antecipado evento, que acontecerá no mês de julho em Las Vegas, EUA.

O samurai brasileiro

Em entrevista para o UOL, Lyoto Machida explicou seu estilo para o fã de MMA: "...bater e apanhar pouco. Este é o verdadeiro objetivo das artes marciais. Minha técnica vem dos samurais. Na época deles, qualquer golpe do adversário que encostasse uma única vez poderia custar um braço, uma perna, ou até mesmo a vida. A minha luta é feita para enfrentar momentos de perigo, alguém com uma arma na mão. O rival tem de encostar em você o mínimo possível."

Belfort x Fedor?
Em entrevista para o Terra Magazine, Vítor Belfort vendeu seu peixe, dizendo que UFC e Strikeforce também desejam os serviços dele. A maior revelação da entrevista, entretanto, fica por conta de uma eventual luta entre o médio brasileiro e o melhor pesado do mundo (isso mesmo), Fedor Emelianenko! "Tenho velocidade e explosão para vencê-lo", afirmou Vítor, possivelmente de olho na enorme bolsa que receberia. É possível que o combate aconteça por falta de outros oponentes para o russo (Josh Barnett recusou a luta). Vadim Finkelstein, presidente da M-1 Global, declarou no site oficial do evento: "Para o nosso próximo show, podemos colocar uma luta sem valer o cinturão do Fedor contra, vamos dizer, Belfort..."

Cyborg x Carano
Cristiane "Cyborg" Santos assinou um contrato de quatro lutas com a Strikeforce (compradora da falida Pro Elite, onde Cristiane lutara). A antecipada luta com Gina Carano parece estar mais próxima.

Shamrock, o ainda relevante
A mesma nova Strikeforce anúnciou seu primeiro evento para o dia 11 de abril. A luta principal será Frank Shamrock x Nick Diaz. Na Strikeforce, Frank já fez belas apresentações contra César Gracie, Renzo Gracie, Phil Baroni e Cung Le, mas perdeu a última luta por ter quebrado o braço defendendo os potentes chutes do vietnamita. Em seu retorno, Frank pega o mais famoso pupilo de César Gracie, que tentará vingar a derrota do mestre para o melhor dos irmãos Shamrock.

Shamrock, o outro
Até sexta-feira, a última vitória de Ken Shamrock ocorrera em 2004 contra Kimo Leopoldo. Depois disso, Ken lutou e perdeu cinco vezes. Mas, em evento organizado por si mesmo, Shamrock reencontrou-se com o sucesso contra Ross Clifton, via chave de braço no primeiro minuto de luta. No mesmo evento, David "Tank" Abbott venceu Mike Bourke via KO aos 29 segundos de combate. Seu cartel agora conta com duas vitórias e sete derrotas nos últimos 10 anos. A facilidade com que os mais que veteranos encerraram suas performances deixou alguns com a impressão de evento arranjado e feito só pra promover um eventual embate entre as duas relíquias do MMA.

2 comentários:

Alexandre Matos disse...

Muito bom este resumão! Alguns pitacos:

- Roy Jones: impressionante como tem gente com a capacidade de perder o rumo da carreira... Esse tinha tudo pra entrar pra historia como dos maiores de todos os tempos

- Sensacional essa do Jones, exemplo pra todo mundo q reclama muito e tenta pouco, pra qquer ponto da vida

- Dana White é escroto :)

- Lyoto é o cara! :)

- Agora, Shamrock x Tank era ruim em 1993, imagina 16 anos depois...

Antonio disse...

Hahahaha Shamrock x Tank é escroto demais, é tipo uma partida de futebol society entre as estrelas veteranas do Juventus-SP vs. América-RJ... Vira 1x0 com gol de tiro de meta e no vestiário os jogadores de ambos os times resolvem não voltar pro segundo porque o churrasco tá pesando.