quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

UFC Fight Night 17 Lauzon vs Stephens (parte I)

Por Antonio Oliveira

A uma primeira vista, o UFC Fight Night 17 não apela ao público tupiniquim. Há apenas um brasileiro neste evento cheio de lutadores olímpicos americanos. O fã nacional deve estar esperando poucas emoções e muito “ground and pound” (quedar e bater) e “lay and pray” (deitar e rezar). Hoje vamos cobrir o card preliminar. Amanhã vai ao ar o texto sobre o card principal.

Porém, há lutas interessantes pra se ver. Entre as lutas preliminares, Dan Miller, ex-campeão do IFL, enfrentará Jake Rosholt, lutador olímpico de alto calibre. Nosso compatriota Gleison Tibau luta precisando de uma vitória se deseja um futuro no UFC. Kurt “Batman” Pellegrino tenta se firmar em sua oitava luta pelo UFC. Além disso, em meio a combates com wrestlers fortes, sempre há chance de vermos um soco de potência espetacular e jogo inteligente no chão.

Jake Rosholt (EUA) x Dan Miller (EUA)

Jake Roshold foi campeão de luta olímpica na primeira divisão da liga universitária americana. Com esse pedigree, Jake migrou para o MMA rodeado das mais altas expectativas. O lutador permanece invicto, mas sua estréia no WEC foi muito aquém de todo burbúrio feito. Em sua primeira luta no UFC, Rosholt vem provar que pode cumprir muitas das profecias que recebeu. Já Dan Miller é um lutador respeitável. Tem um Muay Thai razoável, um clinch bom e é faixa marrom em jiu-jítsu. Dan também é mais experiente, tendo sido campeão dos médios na Cage Fury e IFL.

Jake entra no octógono com duas vantagens: é mais forte e melhor wrestler. Sua estratégia deve ser parecida com a que Brock Lesnar usou contra Heath Herring, buscando quedas o tempo inteiro e o domínio de posições no chão. Do outro lado, Dan tem ao seu favor experiência, kickboxing, trabalho de pernas e jiu-jítsu. Pode ser que, mesmo assim, ele acabe sendo esfregado no chão como foi Heath, porém a estréia medíocre de Rosholt na WEC não indica que isso acontecerá.

Rich Clementi (EUA) x Gleison Tibau (Brasil)

É um embate de veteranos que nunca conseguiram fazer muito progresso no UFC, mas que conquistaram suficiente vitórias para continuarem como porteiros da divisão. Ambos os leves estão vindo de derrota e precisam de uma boa apresentação para continuar nessa categoria em renovação.

O jiu-jítsu de Gleison é bem superior, porém o brasileiro cai bastante de produção quando é forçado a lutar da guarda. Rich Clementi deve se aproveitar dessa fraqueza e de um clinch superior para cair por cima, de onde tentará escapar das tentativas de submissão e ganhar a luta.
É dificílimo tecer uma boa estratégia para o brasileiro nessa luta. Como é mais fraco no clinch, esperamos que ele tenha melhorado o kickboxing para dificultar a defesa do adversário e assim poder criar aberturas para quedas. Se cair por cima, Gleison deve reconhecer a oportunidade e tentar finalizar a luta, pois pode não ter outra chance de fazê-lo.

Kurt Pellegrino (EUA) vs. Rob Emerson (EUA)

Pellegrino é um peso leve com sete lutas pelo UFC e cheio de altos e baixos. O “Batman” tem um jogo de chão respeitável, é um faixa preta em jiu-jítsu muito forte, de nome conhecido nas competições de submissão. Rob Emerson é um lutador persistente, conseguiu sair de um cartel que lia 0-4 para buscar 10 vitórias nas 13 lutas seguintes de sua carreira e entrar para o UFC através do Ultimate Fighter 5. Adepto de um estilo Marco Ruas, Rob busca sempre o enfrentamento em pé.

Essa luta tem tudo pra ser embate do kickboxer versus grappler, com Kurt tentando levar a luta para o chão e Rob tentando manter o combate em pé. Entretanto, Pellegrino é conhecido por teimar em trocar socos, mesmo quando está apanhando feito um Judas. Se o Batman vacilar, Rob vai fazê-lo dormir (com trocadilho, por favor). Entretanto, caso consiga manter uma boa estratégia, Pellegrino deve facilmente dominar no chão.

Matt Grice (EUA) vs. Matt Veach (EUA)

Ambos os atletas são oriundos da luta olímpica americana (colegial e universitária) e devem se testar nessa área. É outro embate interessante para a categoria leve, em que o UFC precisa de mais prospectos.

Cada lutador carrega dez vitórias em seu cartel, com Veach invicto e Grice com apenas uma derrota. Apesar disso, Grice segue como favorito nas casas de apostas. Porém, enquanto Grice treina com desconhecidos, Veach treina na HIT Team, com lutadores do calibre de Matt Hughes e Robbie Lawler. Essa diferença no treino deve se fazer valer na luta e Veach provavelmente levará uma decisão pra casa na sua estreia pelo UFC.

Nick Catone (EUA) vs. Derek Downey (EUA)

Enfrentamento clássico de luta olímpica contra jiu-jítsu neste embate de médios estreantes no octógono. Nick Catone é mais um dos americanos oriundos da luta universitária. Derek Downey é um lutador de jiu-jítsu com mais experiência, mas que perdeu nas duas vezes em que competiu com lutadores de nível C (Ed Herman e Josh Burkman).

Infelizmente para Downey, estilisticamente, essa luta se parece com a que perdeu para Ed Herman. Catone, com o cartel invicto em 6 lutas, deve trocar um pouco em pé, usar o clinch para botar Derek para baixo. Depois, deve tentar usar sua força, equilíbrio e sabedoria por trás de sua faixa roxa em jiu-jítsu para posturar e ganhar a luta com socos e cotoveladas do chão... A menos que sinta um frio na barriga e seja finalizado antes.

Steve Bruno (EUA) x. Matt Riddle (EUA)

Em sua terceira luta pelo UFC, Steve tentará sua segunda vitória. O meio-médio é um atleta ainda em desenvolvimento, mas que sabe se virar no chão e em pé, como é tradição entre pupilos da American Top Team. Matt Riddle vem da experiencia de ter lutado no time de Quinton "Rampage" Jackson no Ultimate Fighter 7. Matt, o noninquagésimo ex-lutador universitário desse card, assim como a maioria dos outros, tem a seu favor o clinch e potência. Além disso, Riddle tem buscado diversificar seu jogo, estudando jiu-jítsu e melhorando o boxe tailandês.

É uma luta boa e equilibrada, em que a vantagem está ao lado do ex-pupilo de Jackson, que deve, em eventual perigo, colocar Bruno pra baixo com relativa facilidade.

Um comentário:

Alexandre Matos disse...

Excelente post, ótimo trabalho de pesquisa.

Aguardemos ansiosamente o post do card principal!