sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Round Zero (I): Porque Arlovski sairá vencedor

Por Antonio Oliveira

Sábado, dia 24 de janeiro, Fedor Emelianenko enfrentará seu 29º oponente em uma luta de MMA, pelo título mundial dos pesados da WAMMA no evento Affliction: Day of Reckoning. O lutador de sambô russo é um dos pouquíssimos atletas de MMA com um cartel sem manchas [1]. Fato que se torna ainda mais notável quando se considera que ele derrotou diversos prodígios do esporte, tais como Mirko Cro Cop, Mark Coleman, Tim Sylvia, Kevin Randleman e os brasileiros Ricardo Arona, Renato Babalu, Zuluzinho e Rodrigo Minotauro.

Esse histórico inigualável, somado à sobriedade e humildade do lutador, fizeram de Fedor o maior mito do MMA moderno. Mais do que isso, Fedor alcançou o status de virtualmente imbatível.

O desafiante é Andrei Arlovski, bielorrusso que também veio do sambô, mas que, ao contrário de Fedor, prefere a luta em pé. Fedor tem 16 vitórias por submissão, enquanto o desafiante tem 3. Arlovski tem 11 vitórias por nocaute e o campeão, 6.

Além do sambô e de uma infância de desafios no leste europeu, os dois lutadores tem pouco em comum. Fedor é quase um monge, sempre confiante, focado e contido. Arlovski é um eterno aspirante a celebridade, frequentemente visto com modelos. A carreira do bielorruso não poderia ter mais altos e baixos.

O começo no MMA não foi fácil para Andrei, que sofreu um nocaute na sua primeira luta. Depois disso, conseguiu se sagrar campeão europeu, mas sofreu outras duas derrotas em suas três primeiras lutas no UFC. Mais uma vez o bielorrusso deu a volta por cima e tomou o cinturão dos pesados de Tim Sylvia, para cerca de um ano depois ser derrotado e ter que devolvê-lo ao mesmo lutador.

Considerando todos os fatos descritos acima, somente um louco pensaria que o dia 24 trará uma derrota para Fedor. Porém, é essa a minha aposta! E este é o outro lado da história.

Andrei Arlovski parece ter amadurecido e deixado a inconstância, seu maior inimigo, para trás. Em suas últimas lutas foi extremamente dominante. As duas últimas são de especial destaque, pois Andrei deu uma aula de luta em pé quando lutou com as duas maiores estrelas da extinta IFL, Ben Rothwell e Ron Nelson.

Como já foi notado neste blog, o grande responsável por essa melhora é Freddie Roach, um dos mais premiados técnicos de boxe do mundo, que abriu as portas do ginásio "Wild Card" para o bielorrusso e o tomou debaixo de suas asas. Arlovski, por outro lado, encontrou em Freddie uma nova motivação para treinar mais.

É verdade que todo esse aprendizado e nova motivação não resolve o problema de enfrentar Fedor no clinch e jogo de chão, onde o russo é praticamente perfeito. Porém, parte da vantagem de Emelianenko é a pegada dele, oriunda do sambô, arte com a qual a maioria dos lutadores não está familiarizada. A diferença de Arlovski começa aí, pois o desafiante já foi medalhista de prata na Copa do Mundo e no Campeonato Mundial de sambô.

Este conhecimento e credenciais na arte russa, além de uma defesa de quedas que tem progredido a cada luta, serão usados por Arlovski para manter a luta em pé. E neste âmbito, apesar de ter travado uma batalha épica contra Cro Cop, Fedor é veloz, mas longe da perfeição.

Além disso, o gancho de Kazuyuki Fujita demonstrou que Fedor é realmente humano e pode vir a ser nocauteado. Para Arlovski conseguir o que o japonês quase alcançou, terá que fugir da brutalidade, velocidade e potência de Fedor, cortando em ângulos, jabeando e, aos poucos, destruir seu adversário. Será preciso inteligência, mas se Arlovski aprendeu alguma coisa em seu treinamento com Roach, deve ter sido como explorar os buracos na trocação contra Fedor, que, por vezes, é mais agressivo do que técnico em pé. E na técnica e movimentação, Arlovski derrotará Fedor por decisão unânime, em uma das lutas mais emocionantes dos últimos anos!

---------------
[1] A maioria dos comentaristas concorda que a única derrota no cartel de Fedor, via corte aos 17 segundos do primeiro round, deveria ser considerada "No Contest".

Um comentário:

Alexandre Matos disse...

Quando vc falou q o Arlovski deveria lutar cortando em angulos, jabeando, quase pegou o caminho certo. O Pitbull tava fazendo isso, somado a chutes nas pernas. Mas se empolgou e pagou caro...