domingo, 15 de março de 2009

A derrocada da divisão dos pesados no boxe

O portal americano Yahoo Sports divulgou ontem o ranking dos dez melhores pugilistas da atualidade independente da categoria. Vinte e três dos mais conceituados jornalistas que escrevem sobre boxe no mundo enviaram suas listas de dez lutadores. O primeiro lugar foi óbvio: o filipino Manny Pacquiao foi apontado como o melhor por todos os jornalistas. Além do Pac-Man, outros grandes boxeadores marcam presença no ranking. Um ponto curioso é que nem o primeiro nem o terceiro colocados possuem atualmente um cinturão mundial. Mas o grande destaque (negativo, infelizmente) da lista final foi a ausência de um peso-pesado.

Fato impensável até os anos 90 que o campeão mundial dos pesados pudesse estar fora de uma lista como esta. A divisão sempre foi vista como o filé mignon do boxe, com as maiores estrelas, mas atualmente o panorama é bem mais sombrio.

Culpa dos irmãos Klitschko, que juntos possuem os cinturões do Conselho Mundial (Vitali), Federação Internacional e Organização Mundial (Wladimir)? Acredito que não. Com 52 vitórias na carreira, sendo 46 por nocaute, sem perder desde 2004, dono de um jab fantástico, enorme capacidade física e monstruoso poder de nocaute, não seria nada estranho colocar Wladimir na lista, mas apenas Steve Cofield pensou assim. Por que então o "Dr. Steelhammer" é tão desprestigiado?

Acredito que o grande inimigo da categoria é o nível praticamente indigente de todos os lutadores que não levam consigo o sobrenome Klitschko. Como os irmãos jamais se enfrentarão (a pedido da mãe deles), ver um combate de alto nível entre pesados atualmente só é possível em VTs de Muhammad Ali, Rocky Marciano, Joe Louis e outros. A luta entre Nikolai Valuev e Evander Hollyfield não me deixa mentir. Aquilo valia um cinturão mundial. Imaginem então um combate entre dois prospectos... Enquanto isso, muitos dos top-10 listados abaixo já lutaram entre si.

Ainda assim acho um pouco exagerada a presença de Ricky Hatton, atropelado por Floyd Mayweather Jr., mas que teve 18 pontos na eleição, enquanto Wladimir levou apenas um. Eu ficaria menos triste se Wlad perdesse o posto na lista para Kelly Pavlik ou Mikkel Kessler, por exemplo.

Confira a lista final*:
  1. Manny Pacquiao, cartel de 48-3-2 (37 KOs)
  2. Juan Manuel Marquez, campeão da AMB e OMB dos leves, 50-4-1 (36 KOs)
  3. Bernard Hopkins, 49-5 (32 KOs)
  4. Shane Mosley, campeão da AMB dos meio-médios, 46-5 (39 KOs)
  5. Paul Williams, campeão interino da OMB dos médio-ligeiros, 36-1 (27 KOs)
  6. Miguel Cotto, campeão da OMB dos meio-médios, 33-1 (27 KOs)
  7. Ivan Calderon, campeão da OMB dos mosca-ligeiros, 32-0 (6 KOs)
  8. Vic Darchinyan, campeão do CMB, AMB e FIB dos supermoscas, 32-1-1 (26 KOs)
  9. Chad Dawson, campeão da IBF dos meio-pesados, 27-0 (17 KOs)
  10. Ricky Hatton, campeão da Ring dos superleves, 45-1 (32 KOs)
* Da lista anterior, de fevereiro, Israel Vazquez e Rafael Marquez foram dados como inelegíveis por estar há mais de um ano parados. Antonio Margarito também não podia ser votado, pois está cumprindo suspensão pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia, acusado de ter usado um material proibido na bandagem no combate contra Shane Mosley, disputada em 10 de fevereiro.

Nenhum comentário: